Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Ponte da Barca integra Rota dos 20 anos do Programa Eco-Escolas

Educação | 08 de Maio de 2016

Procedeu-se hoje, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponte da Barca, à receção dos testemunhos da ´Rota dos 20 - I Rota Eco-Escolas´ pelo Município de Ponte de Lima. A entrega dos testemunhos, designadamente o Testemunho 1 'Pergaminho', a 'Bandeira Eco-Escolas' e o 'Livro das Escolas' foi feita pelo Vereador dos Pelouros da Educação, Desenvolvimento Rural, Modernização Administrativa e Turismo do Município de Ponte de Lima, Paulo Sousa, ao Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Vassalo Abreu, que por sua vez os entregou a Rui Vieito, Diretor Geral da Escola Profissional do Alto Lima – Epralima, estabelecimento de ensino aderente ao projeto. O Testemunho 4, o 'Livro do Município' merece também destaque e destina-se a recolher ideias, sugestões, compromissos e opiniões sobre o Programa Eco-Escolas e a sustentabilidade.


Subordinada ao tema ´Por uma Mobilidade Sustentável´, a ´Rota dos 20´ é uma iniciativa da ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, à qual o Município de Ponte da Barca aderiu. A Rota Eco-Escolas pretende ainda assinalar os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal, para além de envolver as crianças e os jovens na criação de estratégias de intervenção na comunidade, identificando problemas e propondo as soluções com a finalidade de promover a mobilidade sustentável. Tem ainda como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva.


Esta iniciativa decorre simultaneamente em vinte distintas regiões, tendo-se iniciado simbolicamente no World Day of Action Eco-Schools a 22 de abril de 2015, ambicionando chegar a todas as Eco-Escolas de Portugal Continental e das Regiões Autónomas.


Estes testemunhos serão transmitidos para o Município de Arcos de Valdevez, numa cerimónia agendada para o dia 3 de junho.