Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Arranque das 'Quintas na Barca' contou com um auditório cheio para o debate sobre as 'Perspetivas sobre a Violência'

Cultura | 10 de Março de 2017

'Perspetivas sobre a violência' foi a temática que esteve ontem em discussão na Casa da Cultura de Ponte da Barca, naquela que foi a primeira sessão deste ano das tertúlias de debate 'Quintas na Barca'. Perante um auditório cheio, José Pinto da Costa, Médico e Professor Catedrático, Vânia Mesquita Machado, Pediatra e Escritora, e Andreia Machado, Investigadora da Universidade do Minho, compuseram o painel de oradores convidados, numa noite em que se refletiu sobre os efeitos da exposição de crianças e jovens a imagens reais de violência, a violência doméstica e a violência e as redes sociais.

O conjunto de palestrantes era riquíssimo, mas aquele que despertou mais atenção foi José Eduardo Pinto da Costa que, para além de ser um dos especialistas mais distinguidos na área da Medicina Legal, tanto nacional como internacional, é uma figura carismática na sociedade portuguesa.

Completamente ambientado com a audiência, o professor discursou, ao longo de uma hora, debatendo algumas das suas ideias e perspetivas, 'agarrando' o público com o seu tom descontraído, de conversa, enquanto explicava o seu ponto de vista acerca da temática em discussão.

 

Recorde-se que, à semelhança de edições anteriores, estas sessões pretendem trazer para a discussão pública temas de interesse para a comunidade barquense. A próxima acontece já a 06 de Abril e focará o tema 'Novas Tendências do Desporto - Riscos e Benefícios', e encerra no dia 01 de junho, com a discussão da temática 'Património Imaterial – A Romaria de S. Bartolomeu'.