Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

No Dia Universal dos Direitos das Crianças

Acção Social | 20 de Novembro de 2017

No Dia Universal dos Direitos da Criança que se assinalou ontem, dia 20 de Novembro, a Câmara Municipal de Ponte da Barca associou-se à UNICEF na comemoração do aniversário da adoção da Convenção sobre os Direitos da Crianças.

Para tal, o presidente da Câmara, Augusto Marinho, e a vereadora da Educação, Maria José Gonçalves receberam, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um grupo de alunos do 5º ao 12º ano, que juntamente com os professores e o Diretor do Agrupamento de Escolas, Carlos Louro, partilharam as suas ideias e as suas preocupações.

Entendendo que as autarquias locais têm um papel crucial na concretização de políticas que promovem o bem-estar de todos os cidadãos e em particular dos mais jovens, o executivo barquense ouviu atentamente as muitas sugestões e necessidades que os jovens apresentaram ao longo de cerca de duas horas.

“O nosso objetivo passa por envolver mais as crianças nas decisões que tomamos para o concelho. Ouvir as suas preocupações, as suas opiniões, os seus desejos”, salientou, na ocasião, Augusto Marinho, opinião partilhada pela vereadora, Maria José Gonçalves: “queremos tornar as crianças e jovens numa voz ativa na comunidade, envolvendo-os na construção do futuro da nossa terra, de uma forma séria, justa e igualitária.”

Esta atividade permitiu aos jovens presentes participar na vida da comunidade, fazendo-os refletir sobre questões que os rodeiam e contribuir ativamente para a tomada de decisões sobre assuntos que que lhes dizem respeito.

Recorde-se que a 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo:

proclamação da Declaração dos Direitos da Criança(1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais): a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança.

Exposição de fotografia “A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto”

Ainda neste âmbito está, também, em exibição, até ao dia 27, no átrio dos Paços do Concelho, a exposição de fotografia “A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto”, composta por 27 fotografias a preto e branco que remetem para os anos 50, 60 e 70, nas recônditas aldeias da Serra do Marão, com as suas crianças tantas vezes descalças e até mesmo esfomeadas, ou à burguesia da vila e aos sonhos e esperanças dos seus filhos.

As imagens captadas revelam as emoções fortes das crianças, a coexistência entre a dor e a esperança.