Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Programa da Romaria de S.Bartolomeu apresentado com muitas novidades

Cultura | 06 de Julho de 2018

A Associação Concelhia das Festas de S. Bartolomeu e a Câmara Municipal de Ponte da Barca apresentaram, na tarde do dia 5 de julho, o cartaz e programa da Romaria mais genuína do Alto Minho – a Romaria de S. Bartolomeu.

A apresentação pública aconteceu naquela que é uma das muitas novidades deste ano – a Loja Oficial da Romaria – espaço de informação e venda de vários artigos dedicados à Romaria. Outra das novidades da edição deste ano é, como salientou o presidente da Câmara, Augusto Marinho “o tão esperado regresso da feira do gado e da corrida de cavalos”. Mantendo o enfoque na tradicionalidade e nos fatores distintivos da Romaria, há mais novidades para a edição 2018 da Romaria de S. Bartolomeu que acontece na vila barquense de 19 a 24 de agosto.

Desde logo, o facto da organização ter aproveitando o dia 18 de agosto, por ser sábado, e dar o arranque à festa com o destaque para o concerto do rapper português Piruka. A aposta nos músicos locais com a promoção dos concertos dos Atacadores Desapertados, Malaboos e Scream4revolution são também novidade da programação deste ano.

Para além disso, foi intenção promover uma maior descentralização da romaria, ocupando outros espaços da vila, como acontece, por exemplo, com a mudança da Feira de Artesanato para a área envolvente ao edifício dos Paços do Concelho, mantendo-se as tasquinhas no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais, e os Cantares ao Desafio a decorrer em vários dias e em espaços distintos.

Também o estacionamento foi uma preocupação, levando a organização a colocar o espaço do antigo horto municipal (junto à zona ribeirinha) disponível para estacionamento durante toda a semana. “Com o alargamento do recinto das festas, a Romaria abraçará Ponte da Barca por inteiro, envolvendo todos os grupos musicais do concelho, garantindo um programa intergeracional, respeitando sempre o cariz tradicional daquela que é a mais genuína Romaria do Alto Minho” referiu, ainda, o autarca barquense.

A carismática noite das Rusgas, que atrai milhares de pessoas na madrugada de 23 sofre também, este ano, algumas alterações. Em vez de um, vão estar disponíveis quatro palcos distribuídos pelos Paços do Concelho, zona das tasquinhas, Largo da Misericórdia e Jardim dos Poetas, para que os grupos de rusgas circulem por toda a vila.

No final de todas as atuações, a festa concentra-se na Praça da República onde serão premiados os grupos que tenham a melhor exibição e traje. A todos os grupos, a organização continuará a oferecer um garrafão de vinho e um presunto.

"O desfile das rusgas é o momento mais alto da romaria e entendemos que o seu carácter espontâneo deixou de ser tão vivo. A ida das rusgas ao palco onde recebiam presunto e garrafões de vinho criou um ambiente quase burocrático, com 60 ou 70 rusgas que parecia que estavam à espera para tirar cartão do cidadão. Por isso, a ideia este ano é que as rusgas circulem pelos quatro palcos e pela vila", explicou Arnaldo Sousa, confrade-mor da Confraria dos Amigos da Noite de S. Bartolomeu.

Do restante programa mantém-se a Feira do Linho, o Cortejo Etnográfico, a Procissão, e os Festivais Folclóricos. Nada falta para que o S. Bartolomeu 2018 volte a afirmar-se como uma das grandes Romarias do Minho e do país.