Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

5ª Edição do Festival Folk Celta

Cultura | 18 de Julho de 2012

A 5ª edição do Festival Folk Celta de Ponte da Barca despediu-se com casa cheia este Sábado, depois de dois dias intensos com seis grupos e muitas horas de música, para além de uma feira alternativa com várias atividades. O evento trouxe a Ponte da Barca grupos vindos de Portugal, Espanha e Polónia, que garantiram mais uma edição de sucesso onde a interculturalidade sonora e a qualidade são as marcas desta iniciativa organizada pela autarquia barquense, com o apoio institucional da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Rádio Difusão Portuguesa, através da Antena 1.

O Festival arrancou com um espetáculo teatral no Largo do Curro seguido do concerto dos portugueses Magmell, cujas raízes passam principalmente pela música Irlandesa, Celta e música da Península Ibérica. Os bascos Briganthya foram os segundos a subir ao palco e apresentaram o seu último álbum “Destino: Nuevos Aires” que marca um novo ponto na carreira do grupo com a introdução de uma nova vocalista.

Numa mistura explosiva de improviso, espontaneidade, paixão e uma interação permanente com a audiência, os polacos Beltaine encerraram o primeiro dia de festival com uma junção perfeita da música tradicional celta com os sons contemporâneos.

Zé Barros e Navegante com convidados como Isabel Silvestre (Grupo de Cantares de Manhouce), Rui Júnior (Tocá Rufar) e José Manuel David (Gaiteiros de Lisboa) inauguraram o segundo dia num concerto que revisitou grandes temas do cancioneiro tradicional português e outros originais. Os galegos Quempallou e os portugueses Pé na Terra encerraram  esta edição com dinâmica, interação e empatia constante com o público presente.

Recorde-se que o Festival Folk/Celta de Ponte da Barca tem apostado em novos e consagrados nomes do fenómeno musical das áreas folk e celta, e nas quatro edições anteriores contou com nomes como Uxia, Susana Seivane, Berrogueto, Toques do Caramulo, Galandum Galundaina, Luar na Lubre, Brigada Victor Jara, Adufe, Judith Mateo, entre muitos outros.