Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

´Como não Amar(Ela)?´ Foi o mote para a primeira edição do Serra Amarela SkyMarathon

Desporto | 09 de Junho de 2018

Numa autêntica manhã de inverno em pleno Junho, cerca de mil participantes partiram da aldeia de Entre Ambos-os-Rios à conquista da Serra Amarela, em pleno coração do Parque Nacional Peneda-Gerês. 
“Como não Amar[ela]?” era a pergunta que se impunha ao longo das semanas que antecediam o evento, nas redes sociais da prova. 
A resposta, essa, chegou domingo, dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Atletas vindo de todos os cantos do país e de vários países chegavam rendidos à meta, constatando que todos os adjectivos com que Carlos Sá, director de prova, anunciava este evento não eram em vão. 

“No final estava extasiado e demorei algum tempo a descer à terra. Foi perfeito. Não me ocorre outra palavra. Tudo nesta prova foi perfeito. O percurso 99% em trilho (e que trilho), boa subida, boa descida, marcações impecáveis, 4 abastecimentos super completos, simpatia de toda a gente, ambiente incrível, técnico, duro, com partes para andar depressa, rios para atravessar... até o clima ajudou!” escreveu Filipe Torres, no seu blog Quarenta e Dois, num relato minucioso sobre os seus 35 quilómetros.
No que à competição diz respeito, os atletas da EDV-Viana Trail conquistaram o pódio em equipa, da prova rainha de 48 quilómetros, que integrou a Taça de Portugal SKY da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

O evento contou com quatro provas desportivas: 15, 23, 33 e 48 quilómetros. E uma caminhada solidária de 7 quilómetros, que reverteu na íntegra para os soldados da paz de Ponte da Barca.
Na prova rainha do evento, a SkyMarathon de 48 quilómetros, foi Jérôme Rodrigues quem levou a melhor. Em 5h12m16s, o atleta da EDV-Viana Trail conquistou o primeiro lugar, com vantagem de apenas um segundo sobre o segundo classificado, o seu colega de equipa Ricardo Silva.  Bruno Ribeiro, das Águias de Alvelos, fechou a tríade do pódio masculino desta distância, com um tempo de 5h46m36s. Nas mulheres, Fernanda Verde também da EDV-Viana Trail, conquistou o lugar mais alto do pódio com 7h03m40s, a 11 minutos da sua colega de equipa Susana Simões, que conquistou o segundo lugar dos femininos em 7h14m26s.  A atleta da Guimarunning Ângela Costa chegou em terceiro lugar com 7h32m52s.

Também ás 7:00h, partiram os atletas da prova SkyRace de 33 quilómetros. Aqui foi Nuno Fernandes, do Clube Atletismo Fafe quem arrebatou o primeiro lugar, em 3h46m19s. David Gouveia e Francisco Carvalho, ambos da equipa CMMouronho – Escaravelhos, terminaram a prova em simultâneo, com um tempo de 3h48m08s ocupando os restantes lugares do pódio.  Liliana Gomes foi a primeira das mulheres a cortar a linha de chegada. A atleta da Dr. Merino/4moove terminou a prova em 5h21m19s, com uma vantagem de quase 20 minutos em relação à segunda classificada, a atleta do Olímpico Vianense Trail, Ana Sereno, que terminou o percurso em 5h41m. Fechou a tríade do pódio a atleta individual Sofia Guerra, com 5h43m.

Ás 9:00h partiram as restantes provas. Na prova Sky Race de 23 quilómetros, os três lugares do pódio masculino foram arrecadados por atletas da equipa Dr. Merino/4moove. Paulo Conde foi o primeiro, com um tempo de 2h13m54s, com uma vantagem de quase cinco minutos em relação ao segundo classificado, o seu colega de equipa António Rodrigues. Sérgio Duarte foi o terceiro membro da equipa a atravessar a meta, com um tempo de 2h19m07s. A atleta individual Rita Loureiro foi a primeira mulher a cortar a meta, conquistando assim o mais alto lugar no pódio feminino, com um tempo de 2h47m20s, com uma vantagem de 1m43s em relação à segunda classificada, a atleta individual Elisabete Alves, que terminou a prova em 2h49m03s. Paula Lage, também da Dr. Merino/4moove  fechou o pódio das mulheres.

Na prova mais rápida, a Mini Sky Race, de 15 quilómetros, o pódio começou a ser composto à 1h23m16s de corrida, quando o primeiro atleta cortou a meta. Abílio Ribeiro sagrou-se vencedor desta distância, seguido por José Miranda, que concluiu o percurso em 1h23m37s, e por Bruno Santos, da Associação Desportiva de Amarante, que terminou a prova em 1h23m45s. Paula Costa, da CAAV/TRAIL, foi a primeira mulher a cortas a linha de chegada, em 1h47m11s, seguida de Vera Barbosa, da equipa Nova Linha Trail Runners, que terminou a prova em 1h51m37s. Marta Veloso, da Trogloditas Runners, fechou a tríade do pódio feminino.

No final, Augusto Marinho, presidente do concelho de Ponte da Barca, enaltece os principais factores para o sucesso deste primeiro evento em parceria com a Carlos Sá Nature Events: o território, a beleza impar desta serra com trilhos muito adequados para a prática desta modalidade crescente, aliada à experiência e credibilidade do ultra maratonista Carlos Sá na organização de eventos de natureza, que são hoje um factor de dinamização económica muito importante. O facto de os participantes virem acompanhados pelas famílias e alojarem-se na região (esgotando todas as unidades locais), significa um retorno imediato, para além da visibilidade que dá à região.
De realçar que todos os atletas premiados nos pódios de escalões tiveram como prémio um vaso decorativo com um Carvalho, cujo objetivo era incentivar à reflorestação das florestas portuguesas, diminuindo assim a pegada ecológica na sua deslocação para este evento.