Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

PROGRAMA DO BARCA É JOVEM´ 2018 CORRESPONDIDO COM GRANDE ADESÃO DA JUVENTUDE BARQUENSE

Cultura | 19 de Julho de 2018

Com grande adesão e mobilização por parte da juventude barquense, o Município de Ponte da Barca promoveu nos passados dias 13, 14 e 15 de julho, o “Barca é Jovem”. Uma atividade totalmente dedicada à juventude barquense, tendo proporcionado um fim de semana repleto de música, dança, jogos, desporto, muita animação, sendo transversal a toda a iniciativa o apelo a estilo de vida saudável, contando para isso com a participação da Unidade de Cuidados Continuados em colaboração de um grupo de voluntários, todos eles jovens barquenses, que levaram a cabo o programa “Não à Diabetes” durante todo o fim-de-semana, um programa que, contando como parceiro a Fundação Calouste Gulbenkian, visa proceder ao rastreio de 25% da população Barquense no que concerne ao risco de desenvolver diabetes, com a finalidade de reduzir a taxa de prevalência desta doença no nosso concelho que se encontra atualmente acima da média nacional neste indicador.

Um evento com inicio na manhã de sexta-feira, dia 13 de julho, com a realização de um Peddy Paper no qual participaram mais de duas centenas de jovens que, aliciados pelo guião da prova, percorreram o concelho, desvendando alguns enigmas sobre o nosso património histórico e cultural. Sexta-feira ficou igualmente marcada pelo arranque, em pleno Choupal, de mais uma edição do Festival “Ecos do Lima”, que fez subir ao palco uma diversificada mostra de artistas portugueses, cujas vozes realmente se fizeram ecoar ao longo do nosso amado “Lima”.

Por sua vez, no Sábado, dia 14 de julho, decorram na Praça da República as exibições de Trial Bike, com a presença de João Sousa, campeão nacional desta modalidade e que proporcionaram aos presentes momentos de pura adrenalina, surpreendendo-os pela originalidade das suas manobras e envolvendo-os também nas mesmas.

Como complemento para um fim de semana jovem, decorreu na Casa da Cultura o “Game Day”, atividade que despertou o interesse de centenas de jovens que, motivados pela existência de duas dezenas de consolas e computadores, permaneceram no local, de forma a poderem experimentarem a vasta oferta de videojogos.

No início do Domingo dia 15 de julho, último dia do “Barca é Jovem” de 2018, em estreita colaboração com a Associação Ecobarca Aventura, realizou-se o III Trail Terras da Nóbrega, iniciativa em que se promoveram vários percursos por várias freguesias do concelho, então chamado Terras da Nóbrega. Este evento contou com a adesão de mais de setecentos participantes, oriundos de vários pontos do país, movidos pela paixão pela prática de desporto e pelo contacto com a natureza.

Depois de um fim de semana repleto de atividades, este evento encerrou com o brilhante espetáculo dos “Dance Fuel”, uma escola dirigida por Diana Ataíde que proporciona aos formandos vários estilos de dança, desde jazz, contemporânea e urbana, tendo ainda contado com a participação dos alunos da APPACDM de Ponte da Barca. Este espetáculo permitiu a centenas de presentes no Choupal ter um vislumbre das aprendizagens decorridas, ao longo do presente ano, na escola em questão.

Não obstante as dificuldades financeiras do Município, desde o início foi objetivo da Câmara Municipal de Ponte da Barca proporcionar um vasto programa tendo trabalhado por forma a otimizar os recursos existentes, recolhendo as sinergias resultantes das parcerias e envolvimento, em especial de todas os movimentos associativos e, em geral, de toda a comunidade em favor de um programa que apesar de mais diversificado se tornou financeiramente mais leve, correspondendo, de igual modo, ao desafio de mobilizar a juventude. A Câmara Municipal agradece a todos os envolvidos, sobretudo a todos aqueles que de forma voluntária, abnegada e construtiva contribuíram para o sucesso do Barca é Jovem de 2018, elevando a qualidade e eficácia da organização. Trabalharemos, todos juntos, com a mesma atitude envolvente, para que a próxima edição do Barca é Jovem supere ainda mais as expectativas da juventude barquense.