Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Reunião de Câmara de 24 de setembro

Reunião de Câmara | 01 de Outubro de 2018

O executivo da Câmara de Ponte da Barca aprovou, em reunião de câmara, a versão final do Projeto de Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para estudantes do Ensino Superior do município de Ponte da Barca.

Trata-se de uma medida há muito defendida pelo presidente da Câmara, Augusto Marinho, por considerar que é um importante incentivo aos jovens barquenses que, querendo legitimamente continuar os seus estudos, por razão de ações económicas familiares não o conseguem.

É, para o autarca barquense, uma medida justa que visa a igualdade de oportunidades e que abre novos horizontes aos jovens de Ponte da Barca.

Entretanto, no período antes da ordem do dia, o presidente da Câmara deu nota de que o arranque do ano letivo decorreu dentro da normalidade, dando ainda conta da presença no jantar que a autarquia e o agrupamento de escolas promoveram a todos os alunos que concluíram a escolaridade obrigatória e a todos os 53 estudantes que ingressaram no Ensino Superior, deixando um voto de felicitações e sucesso a todos, quer ao nível de realizações pessoais quer profissionais.

Ainda no âmbito da educação, deu conta da assinatura dos contratos para os transportes escolares, destacando que destes concursos resultou, este ano letivo, uma grande poupança. Congratulou, ainda, a Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas pelo gesto solidário que tiveram com a atribuição de donativos a três Instituições concelhias, donativos que resultaram da decisão de partilhar o saldo das suas contas no término do ano letivo transato.

A escolha das instituições, designadamente, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental e o Projeto de Reconstrução da Igreja de Lavradas resultou de uma votação online. O gesto altruísta destes jovens barquenses mereceu da parte de todo o executivo merecidos elogios.

Informou que esteve presente na comemoração dos 270 anos da Santa Casa da Misericórdia e da realização no passado dia 16 do Grande Prémio de Portugal no Hipódromo de Ponte da Barca, registando com muito agrado o sucesso e afluência de público na iniciativa.  Augusto Marinho deu conta, ainda, que marcou presença numa iniciativa levada a cabo pela empresa de animação turística TOBOGA, na União de Freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil, com os utentes da APPACDM.

A iniciativa permitiu que estes utentes com necessidades especiais pudessem usufruir de atividades radicais através da prática de canyoning, num dia emotivo e divertido.

O presidente deixou, ainda, uma palavra GNR que também participou e apoiou esta iniciativa. Fez referência à desfolhada de Bravães que decorreu no último fim de semana e que continua a ser uma referência na nossa cultura e tradição, dando conta que a desfolhada de Lavradas acontece já no dia 29 de setembro.

Por último, fez referência a algumas reuniões decorridas com a CIM Alto Minho, Epralima e outras entidades.

Nesta reunião foi ainda aprovada a proposta de Alteração ao Mapa de Pessoal; a abertura de procedimento concursal para o recrutamento de um trabalhador para a carreira e categoria de assistente técnico, para celebração de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para ocupação de lugar na área de biblioteca e documentação;

a abertura de procedimento concursal para a empreitada “Dotação de condições de circulação pedonal e clicável na Avenida Fernão de Magalães”, e a proposta de projeto de Regulamento Municipal do Comércio a Retalho não sedentário exercido pelos Feirantes e Vendedores ambulantes.