Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Dia do Município de Ponte da Barca

Outras | 28 de Outubro de 2018

A par das condecorações e homenagens a um conjunto de individualidades, empresários, coletividades e aos funcionários da autarquia, o anúncio do tão esperado regresso do juízo cível ao tribunal de Ponte da Barca e a criação da figura do Provedor do Munícipe marcaram as comemorações do Dia do Município de Ponte da Barca, dia 24 de outubro, dia em que se assinalaram os 505 anos do foral de D, Manuel I às Terras da Nóbrega.

Um dos momentos mais marcantes da cerimónia decorrida nos Paços do Concelho aconteceu aquando da homenagem com Medalha de Honra de Ponte da Barca, a título póstumo, a António Cabral de Oliveira, médico e antigo presidente da autarquia e ao padre António Valente Pereira. Idêntico galardão foi, também atribuído ao Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, em especial à escola preparatória Diogo Bernardes, no decorrer dos seus 50 anos de existência.

O médico António Cabral de Oliveira foi presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca entre 1993 e 2004, tendo falecido em 2011. “É com especial emoção recordo o saudoso Dr. António Cabral de Oliveira, com quem tive a honra de colaborar e aprender. Era um homem especial e muito acarinhado pela população. Foi um autarca ímpar, que em muito contribuiu para o desenvolvimento de Ponte da Barca, e um médico sempre atento e disponível para as necessidades da sua comunidade” disse Augusto Marinho.

O padre António Valente Pereira, pároco natural de Vila Chã S. João assinalou recentemente 50 anos de sacerdócio. “Foram 50 anos de uma ação missionária, mais concretamente em Angola. Foi homem que, sofrendo (foi ferido a tiro) e pelo exemplo de vida e de entrega ao próximo, lutou por melhores condições. É um exemplo de vida”, salientou.

Sobre os dois homenageados, o autarca de Ponte da Barca, Augusto Marinho, frisou que “foram personalidades que se destacaram por levarem o nome de Ponte da Barca longe, nos diversos domínios. São as Medalhas de maior valor municipal”.

Na mesma cerimónia foram também entregues medalhas de Mérito Municipal Económico (Empreendimento Lima Escape e Quinta da Cesta). “São empresas representativas da área do turismo, onde pretendemos afirmar o nosso território. Estamos a lançar um slogan que é ‘Ponte da Barca, Capital do Turismo e Aventura’, e também numa área agrícola que é muito forte na nossa terra, que é a produção do vinho e da vinha, e que melhora o rendimento de muitos agricultores. São exemplos de desempenho e capacidade empresarial, revelada nos domínios da gestão, do comércio, do turismo, da agricultura, da indústria ou dos serviços, com um forte contributo para o reforço e inovação do tecido económico do Município de Ponte da Barca”, considerou o autarca barquense.

A Medalha de Mérito Social foi para o Centro de Dia de Britelo, “pelo trabalho extraordinário que faz com os seus utentes, sempre focados na promoção da coesão social, na dignidade humana e no combate à pobreza e à exclusão” afirmou o Presidente da Câmara Municipal.

Abel Pimenta, um treinador de grandes clubes internacionais, foi contemplado com a Medalha de Mérito Desportivo. Vários funcionários da autarquia foram distinguidos com as medalhas de Bons Serviços. “Os nossos funcionários têm registado um papel muito importante no serviço público que prestamos à população”, reconheceu o autarca barquense.

UM MUNICÍPIO QUE APOSTA NA SUA MODERNIZAÇÃO E NA PROXIMIDADE COM OS CIDADÃOS

No dia em que se apresentou igualmente o novo Portal do Município de Ponte da Barca , Augusto Marinho revelou que a estratégia que está a ser implementada pretende facilitar a comunicação do munícipe com a autarquia, tendo-se dotado o site do Município de novas valências para a proximidade, onde além de se incluir um contacto direto com o Presidente, foi reforçado como nunca antes, a transparência e novas formas de participação nos assuntos autárquicos.

Para o autarca barquense, ao nível da participação “pretendemos que o munícipe tenha cada vez mais um papel ativo, pois todos são importantes na definição e debate de estratégias de desenvolvimento para a nossa Terra, ouvindo-os nos seus direitos e responsabilizando-os nos seus deveres”, tendo anunciado a “criação da figura do "Provedor do Munícipe", cuja função será precisamente a aproximação do cidadão à autarquia”.

“O Município de Ponte da Barca avança assim para uma maior e melhor defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, assim como da melhoria do funcionamento dos serviços públicos municipais, com a institucionalização da figura da Provedoria do Munícipe. Reforçaremos, desta forma pioneira, o elo entre a comunidade e a instituição, incitando às boas práticas, monitorizando os princípios de bom governo da autarquia, e, cumulativamente, constituindo-se, ela própria, como o arauto da educação cívica”, afirmou.

O Dia do Município incluiu ainda a assinatura do protocolo entre o Município de Ponte da Barca e a Direção-Geral da Administração da Justiça que formaliza a cooperação para a manutenção do tribunal de Ponte da Barca assim como o regresso, em 2019, do Juízo Cível a Ponte da Barca, e a entrega dos Prémios do Concurso de Varandas, Janelas e Montras da Romaria de S. Bartolomeu.