Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Caminhada pela Paz assinalou centenário do Armistício da I Guerra Mundial em Ponte da Barca

Outras | 12 de Novembro de 2018

Foi com uma caminhada pela paz que o município de Ponte da Barca assinalou ontem, 11 de novembro, o centenário do Armistício da I Guerra Mundial.

Apesar do dia chuvoso, e depois das honras dadas pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca em frente aos Paços do Concelho, os participantes rumaram ao cemitério municipal onde se encontra um monumento evocativo dos combatentes da Grande Guerra. Daí, seguiu-se para uma breve paragem nas casas onde viveram barquenses que combateram neste conflito, nomeadamente José Augusto Vale e membros da família Machado Cruz, tendo culminado no Largo Heróis da Grande Guerra onde está erigido um monumento em honra dos barquenses que morreram em combate na Primeira Guerra Mundial.

Manter viva a valentia e bravura dos milhares de portugueses que participaram neste conflito e, de forma muito particular, os corajosos barquenses, foi o grande propósito desta singela homenagem, como atestou o Presidente da Câmara, Augusto Marinho: “as lições humanas, morais e éticas que a Grande Guerra encerra não podem ser esquecidas, pelo que se torna um dever evocarmos e homenagearmos todos aqueles que nela estiveram envolvidos”.

O autarca barquense defendeu, ainda, que evocar e homenagear estes soldados é “um ato de justiça para com o passado, é um ato de reconhecimento no presente e é, também, uma forma de prevenirmos o futuro.”