Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Ponte da Barca recebeu o Primeiro Jazz & Blues Wine Fest

Cultura | 17 de Outubro de 2019


Uma contagiante fusão de sabores, aromas e sonoridades, aliadas à harmonia de sugestões gastronómicas fizeram da primeira edição do Jazz & Blues Wine Fest em Ponte da Barca um sucesso. A iniciativa decorreu no fim-de-semana de 11 a 13 de outubro, na Praça da República, evento que aliou a promoção do Vinho Verde à gastronomia regional e a uma programação musical multicultural e contemporânea. Agregando o Jazz e os Blues, com espetáculos para todos os públicos e preferências, seis bandas subiram ao palco possuindo como denominador comum o reconhecimento à escala mundial.

“Foram três dias de casa cheia que dinamizaram Ponte da Barca, agregando o jazz e os blues aquilo que esta região tem de melhor para oferecer - os seus vinhos e a sua gastronomia”, disse o Presidente da Câmara, Augusto Marinho que dado o sucesso desta edição inaugural “já estamos de olhos postos numa segunda edição em 2020”.

“A autarquia encontra-se empenhada no envolvimento, satisfação e retorno real para os empresários do sector vínico e gastronómico de Ponte da Barca e da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, pelo que entendemos que esta iniciativa será um contributo efetivo para a dinamização da economia de Ponte da Barca, através da promoção estratégica dos produtos endógenos num contexto de oferta cultural diferenciada, atração de turistas e visitantes e incremento da qualidade da experiência no destino”, salientou ainda o autarca de Ponte da Barca.

Uma mostra vínica com mais de duas dezenas de expositores de Vinho Verde, que aos produtores de Ponte da Barca se juntaram produtores provenientes das sub-regiões de Monção e Melgaço, Ave, Cávado, Basto e Amarante, trouxeram durante três dias várias atividades. A Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, parceira desta iniciativa, foi a principal protagonista das harmonizações de Vinho Verde com iguarias regionais, mostras que contaram com a presença de Anselmo Mendes, nome da enologia nacional.

Os principais restaurantes de Ponte da Barca, especialmente os que se localizam no perímetro da vila, irão ainda disponibilizar em todos os fins de semana do mês de outubro um menu especial de harmonizações, designado “Todos os Tons de Verde”.

Com uma segunda edição já no horizonte para 2020, o Município de Ponte da Barca quer que o JAZZ & BLUES WINE FEST conquiste o reconhecimento pelo público enófilo, pelos atores da economia do vinho, pelos parceiros institucionais estratégicos e pelos ‘opinion makers’ enquanto evento de promoção vínica com relevância nacional e ibérica.