Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Antigas escolas primárias de Ponte da Barca reabrem como incubadoras de empresas

Outras | 16 de Janeiro de 2014

Algumas antigas escolas primárias de Ponte da Barca vão transformar-se em centros de incubação para empresas dedicadas a produtos endógenos, no âmbito de um projecto municipal que arranca já este mês. A Incubadora de Empresas de Base Local do Município de Ponte da Barca envolverá um edifício no centro histórico da vila e seis das 30 antigas escolas primárias encerradas na reestruturação do ensino básico, que levou à concentração dos alunos em três centros escolares. Além da cedência do espaço físico, as empresas seleccionadas serão acompanhadas por técnicos da câmara durante esta fase de incubação.

"Para além da valorização de um património que está devoluto queremos incentivar a criação e consolidação de empresas, sobretudo de base local, dedicadas a produtos endógenos, promovendo o empreendedorismo. Temos expectativas em áreas como a produção de mel, de fumeiro ou artesanato, mas também de turismo e ambiente", sublinha Vassalo Abreu, autarca de Ponte da Barca.

"Para já serão seis escolas mas podem vir a ser mais, há potencial para isso. O espaço para instalação é disponibilizado por um período que pode chegar a dois anos, testando a viabilidade dos negócios, distribuídos pelo concelho, o que vai ao encontro das especificidades dos produtos endógenos" concluiu Vassalo Abreu.