Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Heróis da Fruta voltam às escolas para prevenir obesidade infantil

Acção Social | 21 de Fevereiro de 2014

Depois do sucesso das edições anteriores que envolveram no total 63.348 alunos de 3.435 turmas de 1.332 jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo, o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» regressa às escolas no novo ano letivo para combater a obesidade infantil e restantes doenças associadas. Esta é uma iniciativa de educação para a saúde que inclui um programa motivacional de âmbito nacional promovido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (ONG sem fins lucrativos) que visa motivar as crianças portuguesas até aos 10 anos para a ingestão diária de fruta no lanche escolar, uma vez que o atual consumo se situa muito abaixo do recomendado.

A participação é aberta a todas as turmas de 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância, públicos ou privados, de todo o país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, sendo apenas necessária uma inscrição gratuita através do endereço www.heroisdafruta.com/p/coordenador.html.

Este ano letivo a Câmara Municipal de Ponte da Barca junta-se a esta iniciativa com o intuito de divulgar o projeto e convidar a população a conhecê-lo, a visitar o site www.heroisdafruta.com e a votar nos seus hinos da fruta preferidos, pelo que, estão a participar 3 estabelecimentos de ensino do Distrito de Viana do Castelo.

O desafio "Hino da Fruta" é uma competição nacional que utiliza a música como veículo universal de transmissão de mensagens para levar as importantes lições do projeto "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável" não só às crianças, mas também aos adultos.

Nesta atividade, as crianças partilham o que aprenderam sobre a importância de comer fruta todos os dias, convidando os adultos para ver, ouvir e votar nos seus hinos da fruta, aumentando assim o impacto deste projeto fora das escolas e envolvendo um número cada vez mais abrangente de pessoas.

A esta mobilização das famílias e das comunidades locais para a necessidade de se adotarem hábitos de vida mais saudáveis, chamamos: "Missão - espalhar a magia da fruta por todo o país".

De salientar que, o período de votação pública dos "Hinos da Fruta" ocorre de 10 de fevereiro a 10 de março de 2014. Através destes votos, são selecionados os estabelecimentos de ensino finalistas e posteriormente os vencedores, que são visitados pela APCOI até ao final do ano letivo com uma peça de teatro interativa sobre estilos de vida saudáveis. As pessoas que votarem ficam ainda habilitadas a ganhar prémios, como t-shirts, mochilas, cadernos de bolso, entre outros.