Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Secretário de Estado da Administração Interna esteve de visita a Ponte da Barca a convite do Presidente da Câmara

Outras | 15 de Junho de 2016

A construção de novas instalações operacionais para os Bombeiros Voluntários é um velho anseio de Ponte da Barca. Com projeto e terreno, junto ao pavilhão gimnodesportivo, a nova casa dos soldados da paz aguarda financiamento dos fundos comunitários, cuja candidatura está a ser preparada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca. E para dar força a este velho anseio, Vassalo Abreu, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, convidou o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, para visitar o atual quartel dos Bombeiros Voluntários e o terreno onde serão construidas as novas instalações operacionais da Associação Humanitária dos Bombeiros de Ponte da Barca.

'A nossa corporação dos bombeiros não trabalha só para Ponte da Barca, nós estamos no Parque Nacional da Peneda-Gerês. É uma riqueza que queremos preservar e temos a felicidade de ter uma corporação de alto gabarito que queremos também que tenham as melhores condições para o exercício da sua atividade. Da parte do município há toda a disponibilidade para o apoio, desde logo, através da cedência dos terrenos necessários. O passo seguinte é apresentar a candidatura', disse Vassalo Abreu, presidente da câmara de Ponte da Barca.

Já o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, mostrou-se 'muito desolado com aquilo que vi', notando que o atual quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca 'não tem rigorosamente nenhuma qualidade'. Não tem instalações com dignidade nenhuma e muito menos são instalações operacionais', sustentou o governante, manifestando outra preocupação: 'O quartel está instalado quase em cima de umas bombas de combustível', vincou, referindo que o aviso de candidatura onde pode ser incluída a obra para um novo espaço está já aberto, terminando o prazo de entrega a 31 de julho. 'Espero que a Associação Humanitária consiga fazer o projeto e candidatar-se aos fundos comunitários porque, na minha opinião, tem condições para ser apoiado'.

Jorge Gomes não deixou ainda de sublinhar o compromisso de um empenho forte e de amizade com a população barquense. 'Ponte da Barca pode ter a certeza de uma coisa: há um secretário de Estado em Lisboa, que é de Bragança, e que não se conforma com o poder do Terreiro do Paço e do litoral. Enquanto eu for secretário de Estado, terras como Ponte da Barca, vão ter um governante no Terreiro do Paço que as defenderá a toda a hora'.