Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Ponte da Barca - Capital das Rusgas Populares

Cultura | 17 de Agosto de 2016

Ponte da Barca prepara-se para receber de 19 a 24 de agosto mais uma edição da Romaria de São Bartolomeu, a mais genuína Romaria do Alto Minho, este ano associada à marca 'capital das Rusgas Populares', em honra da qual se vai, inclusive, inaugurar no sábado, dia 20, em horário a definir, um monumento na Praça da República, com a presença do Primeiro Ministro, António Costa. Com este monumento é intenção da Câmara Municipal fazer jus a este estatuto porque, como justifica Vassalo Abreu, autarca barquense 'em Ponte da Barca, a forma como as rusgas surgiram, de forma espontânea, é motivo de orgulho para nós e para o município elevar esta bandeira de Ponte da Barca como capital das rusgas populares. Vem-se aqui com o espírito de romeiro e porque se gosta, porque elas (as rusgas) valorizam-nos a todos. São as tradições, é a cultura popular. As pessoas aparecem e são a festa', concluiu.

Trata-se de uma tradição que conta já mais de cem anos. Sempre a 23 de agosto, o momento alto dos festejos, nesta vila minhota, os grupos que se formam são os protagonistas da noite dedicada às danças e cantares populares, naquela que é, por excelência, a capital das rusgas populares. Através das concertinas, dos bombos, dos cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas, que já há muitos anos contam com a participação de mais de 80 rusgas vindas de todo o país, desfilam, formam-se rodas de tocadores, dança-se o vira e canta-se à desgarrada em plena rua, com uma passagem pelo palco instalado na Praça da República.

Recorde-se que, à semelhança dos outros anos, e em prol da manutenção da autenticidade, a Romaria de S. Bartolomeu contará com atuações de todos os grupos folclóricos do concelho, cortejo etnográfico, concurso do melão casca de carvalho, jogo da malha, bandas de música, tasquinhas, alvorada com salva de morteiros, cantares ao desafio, espetáculos de música popular, desfile de linho, entre outros eventos que caraterizam, de há muitos anos a esta parte, esta romaria minhota e que fazem dela a mais típica de todas.
No domingo, dia 21, atuará
David Carreira na Praça Terras da Nóbrega, num espetáculo totalmente gratuito.