Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Romaria de S. Bartolomeu arranca sexta feira, dia 19, com a apresentação do projeto Ó Meu S. Bartolomeu e abertura da Feira das

Cultura | 17 de Agosto de 2016

Ponte da Barca recebe, de 19 a 24 de agosto, mais uma edição da Romaria de São Bartolomeu, a mais genuína Romaria do Alto Minho, este ano associada à marca 'capital das Rusgas Populares', em honra da qual se vai, inclusive, inaugurar no sábado, dia 20 (inicialmente previsto para o dia 19), em horário a definir, um monumento na Praça da República, com a presença do Primeiro Ministro, António Costa.

É, porém, já na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, que se dá início à festa, este ano com a apresentação do projeto´Ó Meu S. Bartolomeu´, às 16h00, no átrio dos Paços do Concelho. Tendo como horizonte uma eventual candidatura da Romaria de S. Bartolomeu a Património Imaterial da Humanidade pretende, durante a semana em que decorrem as festividades, recolher entrevistas àqueles que queiram deixar o seu depoimento, antigo ou recente, e com isso adensar a recolha que está a ser feita para memória futura. Segue-se às 18h00, no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais, a abertura das Feira das Tasquinhas e do Artesanato, espaço de animação, refeições regionais e venda de artesanato.

O programa conta, de resto, com atuações de todos os grupos folclóricos do concelho, cortejo etnográfico, concurso do melão casca de carvalho, jogo da malha, bandas de música, tasquinhas, alvorada com salva de morteiros, cantares ao desafio, espetáculos de música popular, desfile de linho, entre outros eventos que caraterizam, de há muitos anos a esta parte, esta romaria minhota e que fazem dela a mais típica de todas.
No domingo, dia 21, atuará
David Carreira na Praça Terras da Nóbrega, num espetáculo totalmente gratuito.