Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Ministro do Ambiente reuniu em Ponte da Barca com Presidentes dos Municípios abrangidos pelo Parque Nacional Peneda Gerês

Outras | 06 de Setembro de 2016

O Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes e a Secretária de Estado do Ordenamento do Território, Célia Ramos estiveram hoje em Ponte da Barca para uma reunião de trabalho com os Presidentes dos Municípios abrangidos pelo Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), bem como representantes do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), e da Adere - Peneda Gerês (Associação de Desenvolvimento de Desenvolvimento Regional), que teve como intuito traçar um retrato atual do PNPG, as principais preocupações e desafios, bem como a operacionalização do projeto-piloto de prevenção de incêndios que está a ser elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Adere - Peneda Gerês.

João Matos Fernandes adiantou que o Parque Nacional da Peneda Gerês vai ter mais dez equipas de sapadores florestais, 'quase o dobro' das atuais, numa dimensão na ordem dos 3,4 milhões de euros a apresentar até final de outubro. 'Existem neste momento 12 equipas, o que significa que serão, mais ou menos, duas por município. Este projeto passa muito por um conjunto de medidas de proximidade, de parceria na ação, de proteção. Temos de ter mais gente no terreno e mais equipas de sapadores florestais', salientou João Matos Fernandes.

Constituído a 08 de maio de 1971, o parque nacional, que se estende à Galiza, abrange do lado português cinco concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real. Além de Ponte da Barca, integra os municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre e Terras de Bouro.

O Ministro do Ambiente revelou que, ainda este ano, vai ser aberto um aviso no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) com um orçamento inicial de cinco milhões de euros para por em marcha um plano de valorização deste território, Reserva Mundial da Biosfera desde 2009.

Já o Presidente da Câmara e Presidente da Adere Peneda Gerês, Vassalo Abreu referiu que 15 dias depois da reunião preparatória deste projeto-piloto, realizada no Mezio, 'o Ministro do Ambiente veio ao terreno acompanhar o esforço que as autarquias têm vindo a fazer. Sou presidente de Câmara

há 11 anos e nunca tinha visto uma coisa destas. A presença do governo no PNPG, em defesa do único parque do país, apontando medidas, verbas e datas. É isto que nós, autarcas, queremos para a preservação desta nossa riqueza', destacou.

No final da reunião, o ministro presidiu ainda à assinatura do protocolo de cedência, pela EDP e Agência Portuguesa do Ambiente (APA) à Câmara Municipal, do edifício da Central Hidroelétrica de Paradamonte, que a autarquia quer, como salientou o Presidente Vassalo Abreu, 'valorizar, transformando-a em mais um polo de atração turística'.

A Central de Paradamonte é um ícone da arqueologia industrial de Portugal e com esta cedência, é desejo da população e da autarquia que possa renascer enquanto unidade interpretativa do antigo ciclo produtivo, a par das iniciativas já desenvolvidas no âmbito do Percurso da Hidroelectricidade e das visitas guiadas à Barragem de Alto Lindoso, numa parceria entre a EDP e o Município. Pretende-se enfatizar a exploração da água e as suas marcas no território com elevado potencial turístico, explicando ao visitante como decorria todo o processo de produção elétrica (desde a captação da água, à sua condução e posterior aproveitamento energético), levando-o a percorrer não só a Central mas as suas estruturas complementares industriais (poços, levadas, linhas) e ainda percorrer o lugar de Paradamonte e conhecer as infraestruturas de apoio social e cultural da aldeia.

Com a criação desta unidade interpretativa a autarquia pretende ainda inseri-la na Rede Interpretativa do Património de Ponte da Barca, consolidada nos anos de 2014-2015 e que agrega, em sistema de complementaridade, o Centro Interpretativo do Património ´Fernão de Magalhães´ e o Núcleo Expositivo da Torre de Menagem do Castelo de Lindoso, numa simbiose de estratégias de índole patrimonial, ambiental e turística.