Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Ministro da Educação no Centro Escolar de Crasto

Educação | 13 de Setembro de 2016

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues assinalou o arranque do ano letivo 2016/2017 no Centro Escolar de Crasto, em Ponte da Barca. Recebido em festa pelo Rancho do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e numa cerimónia onde estiveram presentes o Presidente da Câmara, Vassalo Abreu, o Diretor do Agrupamento de Escolas, Carlos Louro, vários outros membros do Executivo Municipal, Assembleia Municipal, Presidentes de Junta, e outros representantes de entidade várias, Tiago Brandão Rodrigues privilegiou o contacto com a realidade escolar e com os alunos, pais, encarregados de educação, pessoal não docente e professores. O Ministro da Educação visitou ainda as instalações escolares e assistiu a outros momentos culturais protagonizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas.

Na ocasião, Tiago Brandão Rodrigues frisou que 'em Ponte da Barca, tal como no resto do país, o ano letivo arranca com "serenidade e tranquilidade'. O governante referiu que foram 'preenchidos todos os horários solicitados pelas escolas' e que a tutela 'renovou contratos com 2.900 de auxiliares'.

Vassalo Abreu, autarca de Ponte da Barca estava visivelmente satisfeito com esta visita e com o facto de estarem reunidas 'todas as condições para que o ano escolar no nosso concelho possa começar sem nenhum problema'.

Da parte da tarde, o Ministério da Educação assinou, em Paredes de Coura, um protocolo com os municípios do Alto Minho para acordos de colaboração no que diz respeito aos equipamentos escolares. Ponte da Barca é assim uma das beneficiárias deste protocolo que define as condições de transferência e as atribuições dos municípios nas intervenções de requalificação e modernização das infraestruturas de educação do ensino básico e secundário do Alto Minho, já que não foram abrangidos pelo Pacto Alto Minho 2020. Estes são os primeiros documentos a serem assinados com os municípios do Alto Minho (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo), e correspondem a 13 investimentos em escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundárias, no valor de 19 milhões de euros.