Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Lindoso mantém-se na corrida ao concurso '7 Maravilhas de Portugal'

Outras | 12 de Abril de 2017

Lindoso foi uma das 49 aldeias escolhidas pelo júri do concurso '7 Maravilhas de Portugal - Aldeias' para passagem à fase seguinte de seleção que reduziu, do grupo inicial de 332 inscritos, para 49. Concorrendo na categoria 'Aldeias em Área Protegida', a aldeia do concelho de Ponte da Barca tem o castelo e o conjunto de 50 espigueiros (aglomerado único no país e de rara beleza) que aprimoram este núcleo rural, inserido no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, do qual se vislumbra uma sublime paisagem sobre a albufeira do Lindoso.

Além do castelo, a aldeia do Lindoso apresenta um valioso património edificado, que inclui o pelourinho, espigueiros e eiras comunitárias, o cruzeiro do Castelo, a ponte medieval e os moinhos de água de Parada, calçadas medievais, o castro de Cidadelhe e as igrejas paroquiais de São Mamede, Santa Maria Madalena e Santo André, além do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Cada uma das sete categorias do concurso é composta por sete aldeias. A partir de 09 de julho, serão realizadas sete galas, durante sete semanas, com transmissão na RTP, aos domingos à noite. Nas galas, dedicadas a cada um dos sete temas, serão apuradas duas aldeias finalistas de cada categoria. As 14 finalistas serão conhecidas a 20 de agosto, altura em que será aberta uma votação. Os vencedores serão anunciados no dia 03 de setembro.