Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Ponte da Barca presente no 6º Encontro das Romarias do Minho

Cultura | 26 de Abril de 2017

Ponte da Barca esteve presente no 6º Encontro das Romarias do Minho, que decorreu no passado dia 19 de abril, em Terras de Bouro. Em representação de Ponte da Barca esteve a Vereadora da Cultura, Sílvia Torres, juntamente com Marta Marques e Hugo Morango enquanto coordenadores do processo de inventariação da Romaria de S. Bartolomeu e do projecto de recolha de memória "Ó Meu S. Bartolomeu" .

Os intervenientes procuraram e debateram outras formas de colaboração, tendo em vista a concretização da candidatura das Romarias do Minho ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e futuramente à UNESCO, tendo sido feito um ponto de situação dos vários processos de inventariação que cada presente pretende registar no Inventário Nacional do Património Cultural. Neste âmbito, foi importante o contributo do Diretor do Museu Nacional de Etnologia, Dr. Paulo Costa, que esclareceu os presentes sobre qual a metodologia a utilizar no registo do inventário do património cultural imaterial.

Recorde-se que, para além da Romaria de S. Bartolomeu de Ponte da Barca, fazem parte do leque de romarias as Festas de São João de Braga, as Feiras Novas de Ponte de Lima em honra de Nossa Senhora das Dores, as Antoninas de Famalicão, a Romaria de Porto d'Ave, a Festa das Cruzes em Barcelos, a Romaria de S. Bento, as Festas da Senhora do Viso em Celorico de Basto, a Romaria de S. Bartolomeu do Mar em Esposende, a Romaria de Nossa Senhora dos Remédios em Arco de Baúlhe, entre outras.