Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Projeto “Deixa o Bullying Só!” apresentado a 300 alunos barquenses

Cultura | 09 de Novembro de 2017

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponte da Barca, em parceria com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas levaram a cabo, ontem, um projeto intitulado ”Deixa o Bullying Só”, que contou com a presença de 300 alunos do 1º. Ciclo da Escola Básica Diogo Bernardes, da EB de Crasto e da EB de Entre Ambos-os-Rios.

A iniciativa teve como objetivo alertar e promover a prevenção do bullying em contexto escolar.

O projeto é da autoria do músico João Só, e inclui quatro histórias retratadas em Banda Desenhada e com diferentes perspetivas: a perspetiva do/a agressor/a, a perspetiva da vítima, a perspetiva das testemunhas que optam por adotar uma posição de neutralidade, e a perspetiva virtual, com um caso de Cyberbullying.

Recorde-se que o dia 20 de outubro foi a data escolhida como alerta internacional para o problema do bullying com que muitas crianças e jovens vivem no dia a dia.

Segundo a UNICEF, uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola. Consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data, que se estende ao resto do ano, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas.