Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Contrato Local de Desenvolvimento Social

"O Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) criado pela Portaria n.º 396/2007, de 2 de Abril, alterada pela Portaria n.º 285/2008, com o objectivo de promover um novo modelo de intervenção face a fenómenos de pobreza e de exclusão social, foi implementado em Ponte da Barca com base num Plano de Ação constituído a partir do diagnóstico concelhio realizado no âmbito da Rede Social local.

Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social pretendem flexibilizar o formato dos programas de combate à pobreza, garantindo a sua adequação à caracterização do território. Permitem um trabalho de proximidade às populações e aos territórios que resulta numa maior adequabilidade da intervenção às necessidades identificadas e, através das diversas parcerias, na produção de impactos mais positivos e céleres e mudanças muito concretas e visíveis a curto prazo.

O acordo para a formalização do CLDS "Barca de Oportunidades" foi elaborado a 27 de Julho de 2009 e culminou na celebração de um contrato no dia 15 de Janeiro de 2010, estabelecido entre o Instituto de Segurança Social, I. P., a Câmara Municipal de Ponte da Barca, como entidade promotora, e o Centro Paroquial e Social de Lavradas, como entidade coordenadora local.

Este contrato tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multisetorial e integrada, através de ações executadas em parceria, de forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social no território de Ponte da Barca. É uma ferramenta que procura adequar a intervenção social à caracterização do território, respondendo às situações específicas identificadas no âmbito do trabalho desenvolvido pela Rede Social Local.

O CLDS "Barca de Oportunidades" consubstancia a sua intervenção através de diversos eixos e funciona na freguesia de Bravães, na residência paroquial, sendo a equipa técnica constituída por um coordenador, da área da Teologia, uma técnica de serviço social, uma técnica de gestão e uma animadora sociocultural.

Para mais informações consulte http://www.barcadeoportunidades.com/site