Passar para o Conteúdo Principal
Viver

Regime da Fruta Escolar (RFE)

O Regime da Fruta Escolar (RFE) é uma iniciativa de âmbito europeu e consiste na distribuição gratuita de hortofrutícolas, duas vezes por semana, a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico que frequentem estabelecimentos de ensino público, e na realização de atividades em meio escolar que visem o desenvolvimento de competências de alimentação saudável e o conhecimento da origem dos produtos agrícolas.

O Município de Ponte da Barca aderiu ao RFE em Maio do ano letivo 2009/2010 tendo, nos anos letivos seguintes, distribuído fruta aos alunos do 1º ciclo do concelho de Ponte da Barca. Este ano letivo, 2012/2013, estão abrangidos por esta iniciativa, mais de 400 alunos.

O Regime de Fruta Escolar inclui também estratégias de promoção, sensibilização e desenvolvimento de comportamentos conducentes a uma alimentação saudável, dinamizadas em conjunto com a comunidade escolar, uma vez que a escola se constitui como um contexto privilegiado de intervenção.

Assim, estas estratégias, para o presente ano letivo, passam pelo envolvimento das crianças em atividades diversas como a realização de sementeiras, com o fornecimento de um pequeno saco de sementes, a visualização do vídeo elaborado no âmbito das atividades do programa nos anos anteriores e a realização do “Mês Promocional” em que, são escolhidos alguns meses, nos quais a comunidade escolar se envolve na promoção de um produto alimentar da época.

A introdução deste programa, ao permitir estabelecer rotinas na escola e desencadear a programação de atividades em torno da alimentação saudável, revelou-se essencial para a sensibilização da consciência coletiva que determina a obtenção de resultados sustentáveis a longo prazo a favor da saúde e com vista à luta contra a obesidade.