Passar para o Conteúdo Principal

Romaria de S. Bartolomeu

De 19 a 24 de Agosto, a vila de Ponte da Barca vive as suas Festas Concelhias - a Romaria de S. Bartolomeu. Por muitos considerada como a mais genuína romaria do Alto Minho, o S. Bartolomeu constitui um dos maiores cartões de visita do concelho barquense.

Durante seis dias a Vila corporiza uma intensa semana de tradições, usos e costumes mais genuínos desta região, como a Gastronomia, o Folclore, as Concertinas, os Cantares ao Desafio, a Feira das Tasquinhas e do Artesanato, a Feira do Linho, os Jogos Tradicionais, entre muitas outras atividades.

Mas o grande cartaz das Festas de S. Bartolomeu acontece na noite de 23 de Agosto com o desfile e actuação das Rusgas pelas ruas da Vila, arrastando multidões e prolongando a folia por toda a noite.

A noite de 23 é o momento alto da Romaria, onde os grupos que se formam são os protagonistas da noite dedicada às danças e cantares populares. Através das concertinas, dos bombos, dos cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas desfilam, formam-se rodas de tocadores, dança-se o vira e canta-se à desgarrada em plena rua. Durante a tarde deste dia tem lugar o cortejo etnográfico, onde desfila o melhor das tradições do concelho, com a apresentação de um conjunto de ciclos dos usos e costumes da região.

O dia 24 de Agosto é consagrado às festividades religiosas em honra de S. Bartolomeu, onde a grandiosa e solene Procissão ocupa o principal destaque, com a participação de todas as freguesias com os seus santos mais representativos. A encerrar a festa, um dos momentos únicos proporcionados pelo ecoar dos espetáculos de explosões de luz e cor do fogo de artificio.