Passar para o Conteúdo Principal

Artesanato

No passado, o artesanato constituía a única forma de produção existente. Com a industrialização, o desenvolvimento da produção em série e o surgimento do plástico, muitos dos ofícios tradicionais viram destronada a sua posição. Mas em Ponte da Barca ainda se praticam diversas artes, sendo possível encontrar artesãos que ainda laboram de acordo com os ensinamentos dos seus antepassados.

Desde os bordados e a tecelagem, os artesão deste concelho dedicavam-se à cestaria, confecção, cangas e cangalhos, pirotecnia. Enfim, a uma vasta lista de actividades essenciais para o quotidiano da vida das comunidades e das pessoas.

O crescente interesse depositado nas artes, ofícios, tradições, costumes e sabores que se foram perdendo ao longo do tempo, está na base da aposta da Câmara Municipal de Ponte da Barca na criação do Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais (CEVPR).

A ArteBarca – Associação de Artesãos de Ponte da Barca - tem como pressuposto da sua existência a preservação e dinamização da produção de artesanato deste concelho. Possuindo um espaço para exposição e venda dos trabalhos dos seus associados no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais, os seus trabalhos são variados, podendo-se encontrar os tradicionais Lenços de Namorados, os bordados, as bainhas abertas, a cantaria, as miniaturas em madeira, entre outras artes.