Passar para o Conteúdo Principal

Produtos Regionais

Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais (CEVPR)

O CEVPR surgiu como aposta da Câmara Municipal de Ponte da Barca para a dinamização do Turismo do concelho, através do desenvolvimento de várias actividades que envolvem e implicam a valorização dos produtos regionais, por forma a criar mais valias e fontes de investimento para o concelho.

Situado em pleno Centro Histórico de Ponte da Barca, está aberto de segunda a sexta-feira das 09:00 às 17:30 horas, com pausa para o almoço das 12:30 às 14:00 horas e conta com a exposição e venda permanente de Artesanato e Produtos Regionais – Compotas, Mel, Doçaria, Enchidos e Broa.


No CEVPR existe um espaço cedido pela Câmara Municipal de Ponte da Barca à associação local de artesãos ArteBarca, onde é possível admirar os trabalhos efectuados pelos artesãos do concelho, sendo que diariamente se encontra um artesão a fazer trabalho “ao vivo”.

Do Artesanato em exposição o destaque vai para o Linho, os Bordados, as Pinturas em tecidos e para os trabalhos em Madeira, em Pedra e em Estanho. Para além do artesanato, no piso inferior existe um espaço dedicado à mostra e venda de produtos regionais. Desde o tradicional mel, passando pelas compotas, até à doçaria local, aqui é possível ao visitante adquirir produtos que, devido às suas características tradicionais, ainda mantém o sabor de outros tempos.

Ainda neste local, tem destaque especial a área dedicada ao afamado vinho verde da região, nesta fase contando somente com os vinhos e aguardente da Adega Cooperativa de Ponte da Barca e o Verde Branco “Quinta da Mata”, prevendo-se para breve a inclusão de mais produtores/ engarrafadores do concelho. Contíguo a este espaço encontra-se representada uma adega tradicional, com utensílios relacionados com a cultura do vinho. Trata-se do local onde antigamente funcionava um lagar.

Mas o CEVPR não é somente um espaço dedicado à promoção e vendas dos produtos regionais. Normalmente, neste local, existem iniciativas com o objectivo de promoção dos Produtos do concelho de Ponte da Barca. De entre as iniciativas realizadas, podem-se realçar a Feira de Artesanato do Concelho de Ponte da Barca, as Feiras do Marmelo, da Noz e do Mel. Quanto aos concursos, destinados a incentivar a produção local, destacam-se o concurso de Melão “Casca de Carvalho”, o concurso de Marmelada Caseira e o concurso do Bolo de Noz.

No fundo, o edifício do CEVPR desempenha papel fundamental enquanto centro dinamizador do turismo local, em função do Artesanato e dos Produtos Regionais e porque aí funciona a Delegação de Turismo de Ponte da Barca, que disponibiliza todo o tipo de informação aos visitantes.

Aproveitamos para deixar o convite para uma viagem pela tradição do concelho de Ponte da Barca, completada com a exposição de produtos que são o ex-libris do concelho e que podem ser adquiridos no CEVPR.