Passar para o Conteúdo Principal

Gastronomia

Ponte da Barca é um concelho rico no tocante à gastronomia. Aqui em Ponte da Barca encontra o mais tradicional sabor, fruto da utilização dos mais variados e ricos produtos da região para a confecção das mais variadas especialidades.

Desde sempre que o Homem soube valorizar todo aquilo que a Terra e o Rio Lima lhe davam, por isso a nossa gastronomia é rica, variada e, em parte, sazonal devido à tradição popular quotidiana à qual os pratos estão associados (como é o caso da ´matança do porco´).

De entre todas as especialidades, merecem destaque: o Cozido à Portuguesa, o Sarrabulho, as Papas de Sarrabulho, o Cabrito à Serra Amarela, a Posta Barrosã o Naco à Terras da Nóbrega, nas carnes; a Lampreia, o Sável e a Truta, nos peixes. Relativamente à doçaria, esta sofreu influência do célebre mosteiro de Vila Nova de Muía, por onde passaram os Cónegos Regrantes de St. Agostinho e onde esteve recolhido D. Afonso Henriques, durante duas semanas, para preparar o Recontro de Valdevez.

São doces à base de pão de ló e ovos, como é o caso do bolo branco. Temos ainda o leite creme (queimado) e as Rabanadas de Mel que podem ser encontrados na ementa de diversos restaurantes.

Mais recentes mas com igual destaque no campo da doçaria podemos referir as Queijadas de laranja e os ´Magalhães´, concebidos em homenagem ao navegador barquense, e que concerteza farão as delícias de quem os provar. Fruto desta variedade e riqueza gastronómica, a Autarquia em conjunto com os proprietários dos restaurantes locais que pretendam participar, levam a efeito as iniciativas Domingos Gastronómicos, dedicados exclusivamente à promoção das especialidades desta localidade.

Estes eventos, que já fazem parte do calendário das iniciativas anuais da autarquia, são um motivo de atracção para inúmeros visitantes, motivados pela gastronomia regional e pelos programas de animação cultural preparados especialmente para esses dias. Para o ano de 2017 estão previstos os seguintes eventos dedicados à gastronomia *:

  • Domingo Gastronómico do Cozido à Portuguesa (26 de Fevereiro);

  • Domingo Gastronómico da Lampreia (12 de Março);

  • Domingo Gastronómico do Cabrito à Serra Amarela (09 de abril);

  • Fim de Semana Gastronómico da Posta Barrosã (19 a 21 de maio);

  • Domingo Gastronómico do Naco à Terras da Nóbrega (08 de outubro);

  • Domingo Gastronómico do Sarrabulho (12 de Novembro);


* Para mais informações consultar programação especifica do evento.  


Restaurantes