Passar para o Conteúdo Principal

Alimentao em Idade Escolar

Alimentação em Idade Escolar

A alimentação é uma necessidade básica do ser vivo. Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a manutenção da saúde do indivíduo, contribuindo para a prevenção de inúmeras doenças existentes na sociedade atual.

A infância e a adolescência constituem faixas etárias nas quais a alimentação assume um papel crucial: hábitos alimentares saudáveis nesta fase da vida, poderão influenciar positivamente o desenvolvimento físico, intelectual e emocional, assim como, estabelecer a base para uma vida com mais e melhor saúde.

Os programas escolares de educação alimentar são uma componente importante na aquisição de atitudes e comportamentos alimentares saudáveis e podem alcançar ótimos resultados na redução da prevalência da obesidade infantil e juvenil quando adequadamente implementados.

A Direção-Geral do Consumidor e a Associação Portuguesa de Nutricionistas disponibilizam um Guia Prático para educadores sobre a “Alimentação Em Idade Escolar” que chama a atenção para a necessidade de desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis nas crianças e jovens.

Manual