Municipio de Ponte da Barca

#
#
#

Menu Principal

#
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
#
#
Atendimento Online
#
Requerimentos
#
Regulamentos
#
Publicitação
#
Simulador de Taxas e Tarifas
#
balcao_do_empreendedor
#
A Minha Rua
#
SIG
#
Mapa no Google
#
Biblioteca Municipal
#
Arquivo Municipal
#
Porta de Lindoso
#
Incubadora de empresas
#
Boletim Municipal
#
Contáctos Úteis
#
Newsletter
#
Sugestões
#
Ponte da Barca no Facebook Ponte da Barca no Twitter Ponte da Barca no Youtube Ponte da Barca Feeds RSS
#
Histórico

Famílias em Missão

“Foi desenvolvido em Ponte da Barca, entre 2007 e 2008, o projeto “Famílias em Missão” promovido, com o apoio da Autarquia, no âmbito da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens deste concelho. O projeto foi implementado pelo Gabinete de Atendimento à Família e contou com a colaboração da Universidade do Minho que foi incumbida pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de investigar a eficácia dos programas em curso, tendo em vista a recolha de dados para a regulamentação dos programas de Educação Parental a serem implementados em Portugal.

Abrangeu cerca de 45 famílias, distribuídas por grupos, e consistiu na implementação de quatro programas de Educação Parental e de Intervenção Familiar que decorreram ao longo de vários meses e que permitiram intervir ao nível da prevenção das toxicodependências e, simultaneamente, estudar em que medida alguns Programas destinados a famílias as ajudam a crescerem mais felizes e a tornarem as suas crianças/jovens mais fortes.”

Fotos do Evento



Missão C

No âmbito do projeto "Famílias em Missão" desenvolvido pela Autarquia de Ponte da Barca, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens deste concelho, e em colaboração com o Gabinete de Atendimento à Família, foi pedido aos jovens inseridos no programa Missão C, na sua 2.ª sessão que decorreu na Biblioteca Municipal, que em equipa redigissem uma carta às famílias de Ponte da Barca.

Missão C é um projeto de intervenção que pretende apoiar os jovens e suas famílias: no fortalecimento dos seus talentos e da relação com os outros; na construção de um projeto profissional e de uma vida saudável; na construção da cidadania pela adopção de um papel ativo na comunidade; no fortalecimento das relações na família. Na conquista de um futuro positivo...

A Missão C é um jogo de equipas que ao longo de 20 sessões, 2 grupos de jovens competem entre si, decifrando enigmas e superando provas.

Diferentes desafios escondem-se em diversos locais da vila de Ponte da Barca. Existem sessões em contexto real e de sala para jovens, pais e toda a família.

Compete a cada equipa dar o seu melhor utilizando as suas forças pessoais e de equipa para poderem superar esta prova correspondente às competências e talentos que os jovens demonstram.

Eis a Carta:

Caras Famílias...
Uma família é um conjunto de pessoas que estão sempre prontos a ajudar-se uns aos outros nos maus e nos bons momentos e estão sempre presentes quando é preciso.
Numa família deve haver respeito, confiança uns nos outros e solidariedade. Não devemos tratar mal os elementos da nossa família porque mais cedo ou mais tarde podemos precisar deles.
O papel de uma família é ajudarem-se uns aos outros, é educar os filhos, dar-lhes conselhos, dizer-lhes que erraram sempre que se portem mal. É também os filhos darem alegrias aos pais.
O que uma famíliaque pode ter de melhor é a confiança  depositam uns nos outros, porque a desconfiança só traz tristeza.
Em casa, a família deve ter um ambiente e um clima saudável. Os pais não devem dizer tudo à frente dos filhos, porque estes devem ser protegidos, e devem preocupar-se com a felicidade dos filhos.
A mensagem que vos deixamos é que se querem ser respeitados, respeitem os outros elementos da família. Não se esqueçam que o mais importante é termos amor e carinho uns pelos outros.

Equipa vencedora: Os Laranjinhas [Ricardo; Aventureira; 007; Bip; Zeca; Lu]

Ponte da Barca, 7 de Novembro de 2007

Queridas famílias de Ponte da Barca, nós, jovens da Missão C de Ponte da Barca, queremos para todas as famílias as maiores felicidades. Achamos que a família merece sempre a nossa atenção, pois ajuda-nos em todos os momentos.
Queremos comunicar que umas famílias são mais felizes que outras. Umas são maltratadas... Existe muita violência em casa e as pessoas não se escutam umas às outras. O papel e a função de cada família é fazer com que cada um dos seus membros seja mais feliz, contribuindo para a felicidade de todos.
Achamos que, apesar de todas as dificuldades que as famílias possam sentir, devem lutar pelo futuro.
Queremos encontrar em Ponte da Barca famílias com um futuro cheio de esperança! Sabemos que não é fácil!...Nas nossas famílias, por vezes, também isso não acontece. Não somos felizes sempre, mas se tentarmos unir forças, se nos ajudarmos uns aos outros, em Ponte da Barca fica toda a população mais feliz. 
Deixamos aqui uma mensagem para todas as famílias: tentem ser felizes, não desistam de lutar pela felicidade em Ponte da Barca!

Equipa Missão C: LPF (Luta pelo Futuro) [Moranguinho; Four Fill; TM; Carlota; Cereja]



Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

“Com o objetivo de envolver as empresas locais e a sociedade civil na implementação do Projeto “Famílias em Missão” foi dinamizada, no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, em 17 de Outubro de 2007, uma sessão de apresentação do projeto que integrou um momento de reflexão sobre “Cidadania e Responsabilidade Social” promovido em colaboração com o CAFAP do Gabinete de Atendimento à Família.”

Fotos do Evento



Ponte da Barca contra a Violência Doméstica

Decorreu, no dia 23 de Novembro de 2007, no Auditório Municipal da Casa de Santo António do Buraquinho, uma sessão de debate e sensibilização da comunidade para a problemática da violência doméstica neste Concelho.

Esta iniciativa da Câmara Municipal e da CPCJ do Concelho, foi constituída por um painel explicativo a propósito das principais questões relacionadas com esta temática.

Deste painel, fizeram parte a Dr.ª Teresa Carvalho, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o Padre António Brito, e o Presidente da Junta de Freguesia de Bravães, Alberto Cerqueira.

Todos os intervenientes versaram os seus discursos no papel de cada um na prevenção de casos de violência doméstica, bem como os mecanismos de ajuda que estão ao dispor da população, e que para muitos são desconhecidos.

Houve, ainda, oportunidade de ouvir o testemunho na primeira pessoa de uma vítima de violência doméstica.

#
# English # Français # Español #
#
Acessibilidade
Reduzir Tamanho de Letra Tamanho de Letra de Origema Aumentar Tamanho de Letra
# Vídeo em destaque
video
Mais vídeos
# Agenda Cultural
# Agenda
Julho 2017
S T Q Q S
       1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
#
#
Rede Interpretativa do Património
#
# Risco Incêndio Florestal
risco
#
# Periodo Crítico

#
# O Tempo
#
# Aplicação Turística - TOMI Go Ponte da Barca
Aplicação Turística - TOMI Go Ponte da Barca
#
# Virtual Tour
VirtualTour
#
# Galeria de Fotos
Galeria de Fotos
#
# Alojamentos
Alojamentos
#
#
©Município de Ponte da Barca-2012, Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade e Segurança | Ficha Técnica
#
Valimar P.O.C. Valimar Valid HTML 4.01 Transitional Valid CSS Esta página passa a bateria de testes do AccessMonitor de nivel "AAA" [Valid RSS]
#