Passar para o Conteúdo Principal

Investir em Ponte da Barca

Investir em Ponte da Barca

Com uma localização junto à raia fronteiriça ibérica, Ponte da Barca assume-se como uma região atrativa e competitiva que permite potenciar a ligação a todo território nacional e internacional, proporcionando oportunidades de crescimento e de desenvolvimento da atividade empresarial.

Está inserido num mercado de proximidade de mais de 3 milhões de pessoas a menos de 60 minutos, abrangendo a Área Metropolitana do Porto (55 minutos a sul), o eixo urbano Braga/Guimarães (50 minutos a sul) e a área metropolitana de Vigo (Galiza/Espanha) a 55 minutos a norte.


Boas razões para investir em Ponte da Barca

- Excelentes acessibilidades rodoviárias (IC28) que permitem uma ligação rápida a Viana do Castelo e à A3 (Auto-estrada que liga Porto – Valença), possibilitando ligações diretas ao Porto e Espanha.

- Proximidade a três importantes portos marítimos: Viana do Castelo (40 km), Leixões (100 km) e Vigo (80 km).

- Ligação aérea aos principais destinos europeus através do aeroporto do Porto (95 km) e do aeroporto de Vigo (80 km).

- Existência do POATAL - Plano de Ordenamento das Albufeiras do Touvedo e Lindoso que identifica as zonas destinadas a Desenvolvimento Turístico.

- Concelho inserido na Reserva Mundial da Biosfera, declarado pela UNESCO, que aposta na qualidade de vida com elevados padrões ambientais.

- Concelho seguro, forte estabilidade e coesão social, com condições ideais para trabalhar e viver.


Incentivos Locais

- Existência de um parque empresarial em expansão com terrenos para instalação de atividade industrial/ empresarial e a preços favoráveis.

- Existência de outras áreas de localização empresarial previstas no Plano Diretor Municipal (PDM), com possibilidade de infraestruturação.

- Possibilidade de isenção/redução de taxas municipais relativas à implantação de unidades industriais.

- Existência de uma Incubadora de Empresas de Base Local que permite acolher e apoiar empresas em fase de criação/arranque.

- Acompanhamento e apoio da Câmara Municipal ao longo de todo o processo de licenciamento.

- Acompanhamento e apoio no relacionamento entre empresas e investidores com os organismos da administração central, regional e local.