Passar para o Conteúdo Principal

Plano Estratgico

Plano Estratégico

O Plano estratégico de Ponte da Barca, elaborado em 2006, compreende 7 objetivos estratégicos, que englobam um conjunto de 29 objetivos operacionais e 115 medidas.

Objetivo I AFIRMAR PONTE DA BARCA NO CONTEXTO NACIONAL E REGIONAL

Ponte da Barca deve afirmar-se no quadro regional, potenciando a ligação à vila de Arcos de Valdevez na constituição do principal espaço urbano do Nordeste do Minho e adotando a articulação intermunicipal como mecanismo facilitador do desenvolvimento.

Objetivo II REFORÇAR A COMPETITIVIDADE PELA ESPECIFICIDADE: PONTE DA BARCA, TERRITÓRIO DE ENERGIA LIMPA

Ponte da Barca deverá conseguir aproveitar a seu favor as particularidades de que dispõe, criando mecanismos para a criação de emprego e o aumento da riqueza, a valorização ambiental e cultural e o reforço da auto-estima e identidade local, tendo por base as potencialidades energéticas.

Objetivo III CRIAR UM TECIDO ECONÓMICO ROBUSTO E UMA CULTURA DE EMPREENDEDORISMO

Ponte da Barca deverá conseguir inverter uma situação de fragilidade do tecido económico, apostando no desenvolvimento rural, na atração de investimentos e na criação de um espírito empreendedor.

Objetivo IV REFORÇAR A COESÃO SOCIAL E INCENTIVAR A CIDADANIA ATIVA

A diversidade social e territorial deverá ser tomada como um valor, atenuando-se todo o tipo de fatores de exclusão e potenciando-se o encontro, a participação e a valorização da diferença, como elementos que favorecem a inovação e a melhoria das condições de vida.

Objetivo V VALORIZAR O AMBIENTE

Em Ponte da Barca, as condições ambientais têm aspetos de qualidade, diversidade e especificidade que devem ser potenciadas, tanto mais quando esta dimensão do desenvolvimento é crescentemente valorizada por um crescente números de pessoas.

Objetivo VI POR UM TURISMO AO SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A atividade turística tem condições para crescimento, prestando um importante serviço ao desenvolvimento de Ponte da Barca, considerando sobretudo as potencialidades existentes e as possibilidades de valorização do ambiente e da cultura, no reforço da identidade e da economia.

Objetivo VII REFORÇAR AS LIGAÇÕES E MELHORAR AS CONDIÇÕES DE MOBILIDADE

A acessibilidade, entendida como capacidade de ultrapassar a exclusão e aceder a um conjunto diversificado de bens e serviços, ligados ao trabalho, ao ensino, ao lazer, à saúde e as abastecimento, é uma condição essencial na qualidade de vida e no desenvolvimento dos territórios.

Por isso, Ponte da Barca pretende reforçar a sua presença regional e aumentar a mobilidade intra municipal de todos os residentes.