Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Uso Obrigatório de Máscara na Rua

Outras | 28 de Outubro de 2020

A partir de hoje é obrigatório o uso de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o distanciamento físico recomendado. O incumprimento desta obrigação - da qual estão dispensadas «pessoas que integrem o mesmo agregado, quando não se encontrem na proximidade de terceiros», ou que apresentem declaração médica para o efeito - constitui contraordenação sancionada com coima de 100 a 500 euros. Ainda sobre esta matéria, referir que o Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) não recomenda a utilização generalizada de máscara no exterior para combater a Covid-19, defendendo antes a sua utilização quando não é possível garantir distanciamento, indo, desta forma, ao encontro do que foi determinado em Portugal.

 A SABER
O uso de máscara vai ser obrigatório para todos?
Não. A nova lei determina que o uso de máscara é obrigatório para pessoas com idade a partir dos 10 anos. Ou seja, as crianças com idades inferiores a 10 anos não precisam de usar máscara na rua. Há também outras exceções previstas, nomeadamente para «pessoas que integrem o mesmo agregado familiar, quando não se encontrem na proximidade de terceiros», ou pessoas que apresentem declaração médica ou atestado médico de incapacidade multiusos.

O que acontece a quem não cumprir as novas regras?
Quem não usar máscara na rua nas situações previstas na lei está a incorrer numa contraordenação, que pode ser punida com o pagamento de uma coima que pode ir dos 100 a 500 euros.

Quem fará a fiscalização ao uso de máscaras na rua?
A fiscalização do cumprimento da obrigação do uso de máscara compete às forças de segurança e às polícias municipais, «cabendo-lhes, prioritariamente, uma função de sensibilização e pedagogia para a importância da utilização de máscara em espaços e vias públicas quando não seja possível manter a distância social».

Por quanto tempo será obrigatório o uso de máscara na rua?
A lei entra hoje em vigor e deverá manter-se por um «período de 70 dias a contar da data da sua entrada em vigor». Ao fim desse tempo, a obrigatoriedade do uso de máscara será reavaliada e poderá ser renovada.

No trabalho, é obrigatório usar máscara?
A nova lei prevê apenas o uso obrigatório de máscara na via pública. Para quem trabalha ao ar livre, está prevista uma dispensa do uso de máscara sempre que o seu uso for «incompatível com a natureza das atividades que as pessoas se encontrem a realizar».