Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

União de Freguesias de Crasto, Ruivos e Grovelas



  • Presidente
    José Carlos da Costa Silva

  • Secretário
  • Tesoureiro
Morada
Coucieiro

Localidade
Crasto

Código Postal
4980 - 239 Ponte da Barca

Telefone
936 395 895

Email
jfcrasto@clix.pt

HomePage
http://jfcrasto.planetaclix.pt
História

Aglomerado Rural de Porto Bom - Aglomerado rural situado no cimo de um monte, em Porto Bom. Possui interessantíssimos exemplares de assentos de lavoura, em granito, com pátio interior. Na saída do aglomerado vale a pena observar um cruzeiro de granito encimado por bola e cruz, talhado num estilo muito popular.

Cruzeiro de Porto Bom - Localiza-se na saída para o vale do rio Vade. É um cruzeiro granítico, encimado por bola e cruz, talhado num estilo muito popular.

Ponte sobre a ribeira de Porto Bom - Situa-se em local muito aprazível na ribeira que desagua no rio Vade. Singela ponte de um arco, construída em granito.

Casa de Caldas - A Casa de Caldas é um solar que possui uma torre anexa.

Casa de Real - No lugar de Real fica esta interessante e restaurada habitação rural, de grandes dimensões. Possui algumas paredes rústicas, com juntas caiadas.

Igreja / Mosteiro de São Martinho de Crasto - Templo românico do século XII, que foi parte integrante de um Mosteiro dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, e está classificado como Monumento Nacional.

Apesar das ampliações modificarem o primitivo espaço, este conserva ainda alguns elementos de origem, nomeadamente « parte do friso enxa­quetado que corria a nave, duas frestas e o pingadouro do lado Norte, o esquema geral dos portais e o da cornija enxaquetada so­bre cachorros». (IHRU) « Singelas, as duas portas laterais do muro setentrional conservam alguns ornatos românicos. E a deco­ração escultórica dos modilhões – na torre, nave e abside – des­perta curiosidade, pelo pitoresco de alguns temas: figuras humanas e de animais criticando vícios, serpentes enlaçadas, ornatos geo­métricos» . (Azevedo, pp. 224, 1991)