Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Ponte da Barca, o melhor destino para (re)descobrir o vinho verde ao som de concertos vibrantes no Jazz&Blues Wine Fest

Cultura | 21 de Setembro de 2019


No segundo fim-de-semana de outubro, o centro histórico de Ponte da Barca irá ser palco do
JAZZ & BLUES WINE FEST, evento que alia a promoção do Vinho Verde e da gastronomia regional a uma programação musical de matriz multicultural e contemporânea.

O Município de Ponte da Barca ambiciona consolidar um evento musical, vínico e gastronómico eclético e inter-geracional, capaz de construir pontes entre a identidade regional, os produtos endógenos tradicionais e as atuais tendências da cultura musical global.

Nos dias 11 e 12 de outubro, sexta e sábado, entre as 18.00 h. e a 00.30 h., o Jardim da Praça da República desta vila histórica do Alto Minho será o epicentro de um intenso programa musical, com dois concertos por noite, e de diversas atividades de promoção dos Vinhos Verdes. Um festival que agrega o jazz e os blues, unindo o virtuosismo, às abordagens experimentalistas e de fusão, promete surpreender e atrair públicos com diferentes preferências. Seis bandas subirão a palco, possuindo como denominadores comuns o reconhecimento à escala internacional, uma marca diferenciadora nas suas performances e a força dos espetáculos ao vivo.

No mesmo horário, decorrerá neste amplo recinto uma mostra vínica com mais de duas dezenas de expositores de Vinho Verde, protegidos de qualquer imprevisto meteorológico por uma cobertura transparente rebatível. Múltiplas marcas de referência, representativas da diversidade da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, marcarão presença. Os produtores de Ponte da Barca, concelho que integra juntamente com Viana do Castelo, Ponte de Lima e Arcos de Valdevez a sub-região do Lima, recebem os seus congéneres num evento audacioso que projeta a região à escala internacional. Encontra-se já confirmada a presença de produtores provenientes das sub-regiões de Monção e Melgaço, Ave, Cávado, Basto e Amarante. Dois expositores de produtos gastronómicos tradicionais irão tornar as provas vínicas mais apetecíveis. A Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, parceira fundamental desta iniciativa, será a principal protagonista das harmonizações de Vinho Verde com iguarias regionais que decorrerão pelas 18.30 h. das tardes de sexta e sábado. Anselmo Mendes, nome incontornável da enologia nacional, irá igualmente trazer o seu vasto conhecimento e arrojo às experiências vínicas de fim de tarde. Na noite de sábado, dia 12, a festa irá prolongar-se entre a 01.00 h. e as 02.00 h. num dos locais mais emblemáticos do centro histórico de Ponte da Barca, o Jardim dos Poetas, através de um concerto After Hours, apoiado pelos bares locais.

No dia 13 de outubro, domingo, os concertos e a mostra vínica decorrerão entre as 15 h. e as 19 h.