Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Câmara Municipal de Ponte da Barca reativa o Conselho Municipal da Juventude

Outras | 12 de Fevereiro de 2020


Depois de dez anos sem atividade, o Conselho Municipal da Juventude foi reativado no passado dia 7 de fevereiro, com a tomada de posse dos membros que o integram nos Paços do Concelho.

O Presidente da Câmara, Augusto Marinho, abriu a sessão, dando as boas vindas aos membros que integram o Conselho Municipal da Juventude, bem como agradeceu aos representares das associações a presença, que têm o papel de observadores permanentes naquele órgão municipal.

Referiu que este conselho municipal pretende dar voz à juventude e que o futuro é dos jovens, pelo que o objetivo é colaborar na construção de políticas robustas que vão de encontro aos interesses da juventude barquense.

Com este conselho pretende-se ainda que seja um meio para expor, refletir sobre os mais variáveis temas e assuntos de interesse para a camada jovem, por forma a se conseguir encontrar o melhor caminho e se tomarem as melhores decisões.

De seguida o Vereador do Pelouro da Juventude, José Alfredo Oliveira, deu inicio à ordem de trabalhos que, a par da tomada de posse dos membros permanentes, consistiu na discussão da proposta do novo Regulamento do Conselho Municipal da Juventude, da aprovação do Regimento do Conselho Municipal da Juventude, assim como a discussão sobre a proposta de do novo Regulamento do Cartão Jovem do Município de Ponte da Barca, pelo que todos os presentes tiveram oportunidade de partilharem os seus contributos com o objetivo de corresponder aos interesses dos jovens barquenses.

Dado o reduzido número de entidades com direito de voto em sede do Conselho Municipal de Juventude, por força da lei, foi aprovada proposta de concessão do estatuto de observador permanente a todas as associações e movimentos juvenis do concelho, tendo ainda sido distribuído a todos os representantes presentes material de apoio para a inscrição no Registo Nacional do Associativismo Jovem e assim terem acesso a todas as vantagens inerentes.

A acompanhar a presidência do plenário do Conselho municipal de Juventude está a Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e a Juventude Social Democrata (JSD) de Ponte da Barca, enquanto primeira e segunda secretária, respetivamente.