Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Época Balnear 2020 - Câmara Municipal reforça segurança na praia fluvial de Ponte da Barca

Outras | 12 de Junho de 2020

A época balnear 2020 começa amanhã, dia 13 de Junho, na Praia Fluvial de Ponte da Barca.
A Câmara Municipal criou um plano de contingência, onde foram definidas várias medidas para reforçar a higiene e segurança na Praia Fluvial, no âmbito da estratégia de prevenção e combate à propagação do novo Coronavírus (COVID-19).

A praia Fluvial funcionará das 10H00 às 19H00 e terá grades a delimitar o espaço, bóias a sinalizar os seus limites na água e a lotação do espaço está fixada em 200 banhistas, garantindo assim a distância de segurança entre as pessoas que pretendem frequentar a praia fluvial de Ponte da Barca.

A Câmara Municipal reforçou ainda a proteção, sendo que haverá dois nadadores salvadores e dois vigilantes permanentes. A época balnear começa assim, em Ponte da Barca, com novas regras e só pode ser feito visto que a qualidade da água, após análise laboratorial da água da praia fluvial levada a cabo pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), é boa para banhos.

Na avaliação deste ano feita pela APA verificou-se a boa qualidade da água, classificação que resulta da adoção de várias medidas por parte da autarquia ao longo do ano de 2019 para superar as avaliações negativas de 2018, tal como a abertura de canais de entrada e saída da água para reforçar a renovação da água no interior da piscina natural, a limpeza do fundo da referida piscina, o reforço da fiscalização de descargas clandestinas, entre outras.

O Município de Ponte da Barca e a Agência Portuguesa do Ambiente desaconselham os banhos fora da zona de praia fluvial, não pela qualidade da água, mas sim pelos riscos inerentes à falta de vigilância nos locais que não a zona prevista para a prática balnear.

Para o Autarca Augusto Marinho “esta abertura é importante pois a nossa praia fluvial é uma área de excelência que merece ser desfrutada, e com todas as medidas desenvolvidas pela Câmara Municipal, é seguro desfrutar da nossa praia”, garantindo ainda que “os vigilantes vão ser um grande apoio, sendo que a função destes será garantir as taxas de ocupação e garantir a distância de segurança junto dos utilizadores.”

O Município avança ainda que o complexo das Piscinas Municipais Dr. António Cabral de Oliveira abrirá ao público a 1 de julho.