Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Está suspensa a folia, mas não o amor pela nossa Romaria!

Cultura | 06 de Agosto de 2020

Num ano totalmente atípico, que colocou a todos nós tremendos e imprevisíveis desafios, individual e comunitariamente, o que esperar da Romaria de S. Bartolomeu? Como expressá-la e vivê-la numa terrível conjuntura que impeça a festividade, o festejo e a alegria?
O cartaz deste ano resultou de forma totalmente espontânea, despretensiosa e natural. Não se destaca nenhuma personagem em particular, não se evidencia ninguém. A rapariga trajada, incógnita e irreconhecível, representada num momento de inspiração doméstica, personifica todas as mulheres de Ponte da Barca que contribuem de forma anónima, gratuita e inesperada, na Romaria de S. Bartolomeu. A par disso, representa o período de confinamento a que todos estivemos sujeitos, recolhidos nas nossas casas, suspirando por melhores tempos e sentindo que a vida esteve suspensa!

A rapariga que cuida dos franjeiros, ansiando para um próximo momento em que os poderá exibir com orgulho festivo! Este ano não os pode usar pelas costas ou na cintura como habitual, mas pode pendurá-los e exibi-los da sua corda, da sua varanda, para a rua! É um desafio que nos coloca: que continuemos a festejar o S. Bartolomeu, ainda que em casa!

Para o ano voltaremos a festejar como habitualmente!…
Que tudo vai passar!…
Que não nos esqueçamos que a Romaria de S. Bartolomeu vive no coração de cada Barquense e que esse amor ficará ainda mais forte mesmo sem o calor humano das Rusgas, dos Cantares ao Desafio, do Cortejo ou da Procissão!

Viva a Romaria de S. Bartolomeu!

--------------
Design: Augusto Borges
Fotografia: Círculo Perfeito
Apoio: Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca