Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Dia Mundial da Alimentação

Outras | 16 de Outubro de 2020


Celebra-se hoje o Dia Mundial da Alimentação. Além de ter como objetivo fortalecer a solidariedade na luta contra a fome e sensibilizar e informar sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada e saudável, importa também aproveitar a efeméride para refletir sobre os serviços prestados nos locais coletivos com a premissa de ser prestado um serviço com qualidade e segurança alimentar, imprescindível para a promoção da saúde pública, como são disso exemplo, as cantinas escolares.

Em Ponte da Barca, e atenta à necessidade de oferecer refeições completas, equilibradas e variadas, a autarquia barquense procura, também, assegurar o cumprimento de todas as regras da segurança alimentar, ainda mais importante no atual contexto de pandemia que todos vivemos.

Para tal, implementou numa das cantinas do Agrupamento de Escolas o programa epack Hygiene, um software que otimiza a implementação do Sistema HACCP, (Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos). O sistema HACCP tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objectivo de poder evitar potenciais riscos que podem causar danos aos consumidores, garantindo que não estejam colocados, à disposição do consumidor, alimentos não seguros.

Este é um projeto piloto que se pretende, de futuro, implementar nas restantes cantinas escolares do concelho que visa o consumo de alimentos seguros ao longo da cadeia alimentar, incluindo na sua etapa final – o consumidor. Consegue, ainda, aliar a segurança alimentar ao respetivo planeamento diário, tendo obviamente repercussões muito notórias ao nível da produtividade e o respetivo controlo do sistema HACCP, para além que é livre de papel e o cumprimento do mesmo pode ser consultado em qualquer parte do mundo através de um computador ou smartphone.