Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Câmara de Ponte da Barca reforça aposta no apoio à habitação

Acção Social | 04 de Maio de 2021


A Câmara Municipal de Ponte da Barca continua a desenvolver e a reforçar, no âmbito da sua estratégia local de habitação, uma política orientada para as pessoas e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, no combate à exclusão social e no processo de desenvolvimento e de coesão social e territorial do concelho.

Foi neste âmbito que a Câmara Municipal e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) celebraram hoje um acordo que disponibiliza 713.250,00€ (num total de 792.500,00 €) para o município investir na habitação do concelho, no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação - 1.º Direito.

O acordo agora estabelecido vai apoiar 44 agregados dos bairros municipais e 97 beneficiários diretos que vivem em condições habitacionais menos dignas no Município de Ponte da Barca.

O 1º Direito é um programa orientado para promover o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em situações habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para encontrar uma solução habitacional.

A Câmara Municipal de Ponte da Barca assegura, assim, a continuidade do investimento municipal em políticas públicas que visam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, nomeadamente através dos apoios à habitação.

Recorde-se que a autarquia tem também em vigor o apoio ao arrendamento habitacional que visa fazer o equilíbrio entre os rendimentos auferidos e a capacidade de esforço do agregado, dispondo também de um apoio à habitação degradada de agregados carenciados.