Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Barca Jovem 2021 | 12 de Agosto a 12 de Setembro

Outras | 14 de Julho de 2021


CONCERTOS DE HOLLY HOOD E HÉLIO MORAIS SÃO GRANDE DESTAQUE DESTA EDIÇÃO

Procedeu-se ontem, 12 de julho, à apresentação da edição do Barca Jovem 2021, no magnífico cenário do Jardim dos Poetas. O Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, e o Vereador da Juventude, José Alfredo Oliveira apresentaram todo o programa que vai acompanhar a edição deste ano, numa cerimónia que contou também com a presença do Diretor da delegação regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em representação do Secretário de Estado do Desporto e Juventude,Vítor Baltazar Dias. Uma cerimónia que terminou com um apontamento musical pelo grupo de jovens de Ponte da Barca “Um e Sessenta”.

O Barca Jovem acontece de 12 de agosto a 12 de setembro, um mês de atividades diversas pensadas em parceria e envolvimento do Conselho Municipal da Juventude, resultado de uma nova política de inclusão e partilha de decisões promovida pelo município barquense.

A abertura está então reservada para o dia 12 de agosto com os ritmos do rap de Holly Hood a abrir caminho para um mês de intensas atividades, concerto que é, de resto, um dos grandes destaques desta edição, a par do concerto do dia 28 de agosto com Hélio Morais, músico dos Linda Martini e PAUS, mas que se apresenta a solo pela primeira vez em Ponte da Barca com o álbum “Murais”. Os barquenses Madman e os Space Travellers fazem as honras de abertura destes dois nomes grandes do panorama musical nacional. Todos os concertos acontecem na Praça Terras da Nóbrega, a partir das 21h, com entrada gratuita e respeitando todas as regras de segurança e higiene impostas pela Direção Geral de Saúde.

Mas não é só de música que este mês dedicado à juventude vai animar Ponte da Barca: uma noite de teatro de rua com a peça “Chá das cinco”, pela companhia de teatro Mãos no Coração está marcada para o dia 17 de agosto; no dia 11 de agosto vai ter lugar a apresentação de Curtas Metragens no âmbito do projeto CLDS, e no dia 12 de setembro, para o encerramento da sétima edição do Barca Jovem, a noite será dedicada ao Stand Up Comedy com os humoristas Joel Ricardo Santos, João Seabra e Faquir que vão, certamente, deixar o público presente a “rir e chorar por mais”. Antes, porém, vai ser possível assistir à atuação da Escola de Dança “Academia Danc’Arte”.

ATIVIDADES DESPORTIVAS DE NATUREZA E AVENTURA AO LONGO DE TODO O MÊS

Paralelamente ao diversificado programa cultural, a autarquia de Ponte da Barca continua a aposta no desporto de natureza e aventura permitindo aos jovens barquenses descobrir e vivenciar experiências em todo o concelho, que é Reserva Mundial da Biosfera e mais de metade do seu território integra o único parque nacional do país, o Parque Nacional Peneda-Gerês.

Esta edição, que tem o apoio do Instituto Português de Desporto e Juventude, e está ainda integrado no projeto transfronteiriço Jxuventude, uma cooperação entre os municípios de Ponte da Barca e Lóbios, Espanha, que pretende fomentar a partilha de experiências e conhecimento no âmbito da cultura, desporto e ambiente, vai assim contar com diversas atividades desportivas como trilhos pedestres, gincana de bicicletas, descida do rio em canoa, triatlo, basketball, torneio de ping-pong, air Bungee, escalada & rapel suspenso, Gincana de Bicicletas, caminhadas, canyoning e stand up padlle. As iniciativas serão gratuitas e terão inscrições limitadas, que deverão ser feitas no site da autarquia em www.cmpb.pt/barcajovem

O Vereador da Juventude, José Alfredo Oliveira, afirma que “não basta falar, é fundamental ouvir os jovens sobre o que pretendem nas mais variadas áreas e foi precisamente isso que se fez ao lançar o inquérito público em Abril referente às pretensões culturais dos jovens barquenses, tendo posteriormente o Conselho Municipal de Juventude analisado estes dados de onde sobressaía criatividade, irreverência e energia, princípios absolutamente vitais para a afirmação do concelho”.

José Alfredo Oliveira acrescenta ainda que “É motivo de entusiasmo saber que em Ponte da Barca se reconhece o valor dos jovens na construção de um concelho mais forte, sustentável, inclusivo e justo para todos, envolvendo-os desde o início em todas as decisões, seja em sede do Conselho Municipal de Juventude seja junto das Associações Juvenis do concelho".

Por sua vez, Vitor Baltazar Dias destacou o trabalho levado a cabo pela Câmara Municipal de Ponte da área da juventude, “cujo percurso tem sido exemplar na afirmação de uma verdadeira estratégia de envolvimento dos jovens nas decisões e na construção de uma agenda verdadeiramente representativa e direcionada para a juventude.”

Para o Diretor Regional do Norte do IPDJ “o Barca Jovem hoje vai muito para além da mera comemoração do Dia Internacional da Juventude, pois dá importância aos jovens pela programação mas sobretudo pelo que significa todo o processo de construção do mesmo em conjunto com o Conselho Municipal de Juventude, sendo um exemplo de união, trabalho consistente e de afirmação da juventude de Ponte da Barca”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, “esta é uma iniciativa de vital importância. Uma das nossas maiores preocupações são os jovens e a sua inclusão na nossa sociedade. O futuro dos jovens é o nosso próprio futuro. Por isso temos procurado consolidar a estratégia da autarquia na promoção de ações destinadas aos jovens, de forma a reforçar e estimular a sua participação mais ativa na vida cívica, cultural e política do município”.

Augusto Marinho salientou, ainda, que “este é um programa que foi pensado com eles e que permite, de forma gratuita, participar em várias atividades sem ter que sair do concelho. Foi extraordinário ver os contributos que a excelência da juventude barquense nos apresentou. Foram propostas sólidas, objetivas e que correspondiam aos anseios da juventude. É um orgulho presidir a um município que tem a excelência desta juventude”, afirmou ainda o autarca de Ponte da Barca, destacando também que o programa pretende “tirar proveito do esplendor do território, num programa que tenta abarcar a excelência da nossa montanha, a beleza das nossas paisagens”.