Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Casa Cheia na Festa da Tradições

Cultura | 09 de Maio de 2022

MILHARES DE PESSOAS PASSARAM PELO CENTRO DE EXPOSIÇÃO ONDE A GASTRONOMIA, O ARTESANATO, AS DANÇAS E CANTARES TRADICIONAIS ANIMARAM O FIM DE SEMANA BARQUENSE

Depois de dois anos de interregno, a Vila de Ponte da Barca foi uma vez mais cenário para a realização da Festa das Tradições, no passado fim-de-semana, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, em colaboração com várias associações concelhias.

A realização deste certame,que durante três dias atraiu ao Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais milhares de pessoas, teve como principal objetivo promover e dinamizar mais uma jornada de animação cultural no concelho de Ponte da Barca, valorizando a gastronomia, o artesanato e as tradições locais, em paralelo com a promoção do imenso potencial turístico deste concelho minhoto.

Na ocasião, o Presidente, Augusto Marinho, agradeceu a “adesão das Associações do concelho e Ranchos Folclóricos, assim como a presença do numeroso público na realização de mais uma iniciativa, organizada com o intuito de reviver tradições e avivar os usos e costumes de Ponte da Barca”.

Assim, a edição 2022 deste evento voltou a por em destaque a cultura popular de Ponte da Barca, e no amplo espaço do Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais, recinto este decorado com os tons e os arcos tão próprios das Festas e Romarias Minhotas, as Tasquinhas compunham o cenário, onde foram dadas a conhecer durante o fim de semana deliciosos petiscos e pratos da gastronomia regional.

A excelência dos vinhos de Ponte da Barca e o artesanato (artes, ofícios e tradições) estiveram, igualmente, em destaque. O concurso Pecuário das raças barrosã e cachena foi outro dos motivos de atração deste certame.
Junto ao rio Lima, o concurso voltou a engalanar o concelho com os inúmeros animais de belo porte que estiveram em exibição para gáudio dos muitos presentes.
Na entrega dos prémios, o autarca barquense, Augusto Marinho, deixou ainda “uma palavra de muito apreço e reconhecimento ao saudoso Sr. Armando Pires, carinhosamente conhecido por “Armandinho da Poça” que durante muito anos colaborou empenhadamente na realização deste concurso”.

Como complemento das artes e sabores, a festa das tradições ofereceu um vasto programa de animação: malhada tradicional, recriação da “sopa da pedra”, cantares ao desafio, ranchos folclórico, grupos de bombos e o espetáculo musical do grupo “Sons do Minho”, entre outras atividades que estiveram em destaque neste fim-de-semana de animado convívio.