Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Saúde mental foi o mote para workshop em Ponte da Barca

Acção Social | 15 de Setembro de 2022


Saúde Mental. Termo escutado com bastante frequência na atualidade. Mas o que realmente significa? Foi com o objetivo de contribuir para a literacia sobre a Saúde Mental, em contexto pessoal, social, profissional e educacional, que a Câmara Municipal de Ponte da Barca promoveu hoje, no auditório municipal, um workshop sobre esta temática, especialmente dirigido aos professores e funcionários do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, aos encarregados de educação, às IPSS que prestam apoio à infância, designadamente creche e pré escolar, e APPACDM.

Como explicou a Vereadora da Educação, Rosa Maria Arezes, que falava na sessão de abertura, “a autarquia de Ponte da Barca decidiu promover este worskshop no arranque de mais um ano letivo, por considerar que se trata de um tema cada vez mais pertinente em contexto educacional”. Opinião partilhada pela Vereadora da Saúde, Diana Sequeira que acrescentou, ainda, que “o contexto pandémico que se viveu veio acentuar e expor ainda mais a importância de se cuidar da saúde física e psicológica e a necessidade de promover a educação para a saúde”.

A sessão, conduzida por Nuno Cardoso, formador na área comportamental e Recursos Humanos, com licenciatura em Psicologia e Educação Física e Desporto, Mestrado e Doutorando em Psicologia do Desporto, serviu para desconstruir o conceito de Saúde Mental, que para muitos ainda é tabu.

Com recurso a uma linguagem clara e exemplificativa, o orador abordou a experiência emocional nas suas várias componentes, explorando-a à luz do auto conhecimento, da reflexão pessoal e da forma como nos relacionamos connosco e com os outros, a capacidade de lidar eficazmente com os desafios diários, com as adversidades, com as exigências, saber dar a melhor resposta, através duma melhor percepção da ansiedade e do “rastilho” que a provoca, e a forma de controlar as nossas emoções. No fundo, ter a noção de que tudo começa no nosso pensamento, e ter a capacidade de saber pedir ajuda.

O workshop foi muito bem acolhido pelo público presente e, devido à pertinência do tema, ficou a promessa de, em breve, a autarquia promover uma sessão aberta a toda a comunidade.