Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Chefe-do-Estado-Maior-General das Forças Armadas Acompanhou 600 Alunos de Ponte da Barca

Outras | 28 de Novembro de 2022

CHEFE-DO-ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS ACOMPANHOU CERCA DE 600 ALUNOS DE PONTE DA BARCA EM ATIVIDADES DAS FORÇAS ARMADAS

Cerca de 600 alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e da Escola Profissional do Alto Lima – EPRALIMA participaram hoje, em ações das iniciativas “Alista-te por um dia”, “Cidadania e Forças Armadas” e “Portugal e Forças Armadas”, no âmbito do Programa de Divulgação das Forças Armadas. As atividades foram acompanhadas pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Dr. Augusto Marinho, entre outras entidades civis e militares.

As atividades começaram bem cedo no NRP “Rio Minho”, atracado em Vila Nova de Cerveira, onde os alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico participaram em atividades no âmbito do “Alista-te por um dia”, tendo oportunidade de contactar de perto com as características da vida a bordo de um navio militar.

Esta iniciativa teve como objetivo transmitir aos meninos e meninas do 4º ano do Ensino Básico os valores da instituição militar e da cidadania, dando a conhecer, de forma dinâmica e apelativa, as atividades mais representativas das Forças Armadas Portuguesas.

As iniciativas prosseguiram depois no Auditório Municipal de Ponte da Barca. Numa ação dirigida aos alunos do 9º ano de escolaridade, receberam as Forças Armadas, no âmbito da iniciativa “Cidadania e Forças Armadas”, para uma palestra sobre a missão da Marinha, do Exército e da Força Aérea, com enfoque no empenhamento em contexto nacional e internacional.

As atividades terminaram com uma palestra semelhante que decorreu, de seguida, no auditório da Epralima, para os alunos do ensino secundário do agrupamento de Escolas e o ensino profissional da Epralima.

Durante estas iniciativas, o Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, defendeu que as autarquias têm a um papel importante na promoção da interação entre as instituições militares e a sociedade, já que considera ser fundamental que as "crianças e jovens saibam, desde cedo, a importância das Forças Armadas na sociedade.