Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Ponte da Barca recebeu Primeira Edição do Canyoning Summit

Outras | 18 de Maio de 2023


Ponte da Barca recebeu, na terça-feira, dia 16 de maio, várias atividades integradas na primeira edição do Canyoning Summit, evento evento organizado pela Academia Internacional de Canyoning (ICA) em parceria com a Tobogã - Portugal Adventure Tours, com a Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e com o Município de Ponte da Barca.
O programa começou logo pela manhã, em Entre Ambos-os-Rios, com uma descida de canyoning acessível e inclusiva com jovens da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Ponte da Barca. A iniciativa contou com o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, que não quis deixar de marcar presença num dia “tão especial para os nossos utentes da APPACDM de Ponte da Barca”, desejando-lhes que “tivessem um dia muito divertido e uma aventura inesquecível”.
O Canyonning Summit prosseguiu da parte da tarde, no auditório municipal de Ponte da Barca, num fórum empresarial moderado por Francisco Araújo, Coordenador geral ACIBTM/In.cubo, e que contou com a presença de Paulo Carrança, em representação do Turismo Porto e Norte de Portugal, para apresentar a “Estratégia Turismo 2027”; de Jorge Miranda, Coordenador de projetos da INCUBO para abordar a questão dos “Incentivos Financeiros para Investimentos no Setor do Turismo”; de especialistas da Floradata – Biodiversidade, Ambiente e Recursos Naturais, Lda para falar sobre a temática da “Fauna e Flora dos rios como ativo de desenvolvimento sustentável”; e de Fernando Tomás, da Sushi Maketto, para falar da “Gastronomia e Turismo de Aventura – O Catering nas Atividades Turísticas”.
A sessão de abertura ficou a cargo da Vereadora do Turismo e Desporto da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Diana Sequeira, que destacou a importância da iniciativa: "Esta iniciativa é importante para o nosso concelho e para a nossa região, pois promove o turismo de aventura e destaca Ponte da Barca como um destino privilegiado para a prática do canyoning. Além disso, é uma oportunidade para vários agentes do setor se envolverem, discutirem e debaterem ideias e projetos, de modo a impulsionar o desenvolvimento económico da região através dos seus vários recursos turísticos e de forma sustentável”.
Diana Sequeira referiu ainda que “temos recursos naturais excecionais, estamos inseridos em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, o que não só atrai mais turistas, mas também fortalece a nossa identidade como um destino turístico diferenciado. Portanto, é com muito gosto que apoiamos eventos como este aqui no nosso concelho”, concluiu.
Após a sessão de abertura e de enquadramento decorreu uma mesa redonda, moderada por Paulo Queiroz, Coordenador Executivo do Consórcio Minho inovação, sobre “Perspetivas e futuro do canyoning como estratégia de desenvolvimento dos territórios do interior”, que contou com os seguintes oradores: Paula Bártolo, do Turismo de Portugal; João Crispim Ponte, do Turismo dos Açores; Luis Pedro Martins, da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP); António Marques Vidal, da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (Apecate), e de um representante do Turismo da Galicia.
O encerramento ficou a cargo da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, que além de ter salientado a qualidade do programa apresentado, referiu a importância do turismo e de modalidades como o canyoning para o desenvolver do território.