- Início
- Viver
- Planeamento e Urb.
- IFRRU
Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas
Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU)
Através da disponibilização de empréstimos, em condições mais favoráveis face às existentes no mercado, para a reabilitação integral de edifícios, destinados a habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética mais adequadas no âmbito dessa reabilitação, este instrumento dá concretização a uma aposta forte e determinada na reabilitação urbana, que favoreça o repovoamento dos centros urbanos, melhore a qualidade de vida, promova uma maior eficiência energética, focada no território, nas Áreas de Reabilitação Urbana, e nos imóveis com maiores necessidades de intervenção e mais idade ou em pior estado de conservação.
Neste contexto, está aberto, para todos os interessados, o período de apresentação de candidaturas destinadas ao financiamento de operações de reabilitação urbana.
O IFRRU 2020 é um instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana, que cobre todo o território nacional.
Para potenciar mais o investimento, o IFRRU 2020 reúne diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do PORTUGAL 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, conjugando-os com fundos da banca comercial.
Num único pedido de financiamento, apoia, em condições mais favoráveis, o investimento na reabilitação urbana e na eficiência energética do imóvel a reabilitar, sem restrições na natureza da entidade que solicita o financiamento ou no uso a dar ao imóvel a reabilitar. Para mais esclarecimentos poder-se-á consultar um folheto digital que sistematiza os principais contornos de aplicação do IFRRU 2020 (contém as principais informações sobre o IFRRU 2020) através da consulta na página web disponível em: https://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/reabilitacao/ifrru/.
Consulte aqui o folheto síntese.
Para obtenção de mais informação, com destaque para a lista das Despesas Elegíveis e para os Requisitos de Elegibilidade do Beneficiário, realizar consulta na referida página, em particular no link ´Perguntas Frequentes´.
No que diz respeito especificamente ao procedimento de preparação da candidatura/pedido de financiamento, encontra-se na página Web supra mencionada, uma descrição mais detalhada dos procedimentos a adotar pelo potencial beneficiário em cada um dos 3 passos referidos no folheto informativo.