Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Promoção da Saúde

A promoção da saúde assenta em dois pilares basilares, sendo que um diz respeito aos nossos comportamentos quotidianos e o outro, às circunstâncias em que nós vivemos. Ambos possuem um grande impacto na vida e saúde, ou seja, a saúde do homem é fortemente influenciada por estes dois fatores.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde, como “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença…”. Esta definição vai, por isso, contra os conceitos de saúde, muitas vezes, enraizados nos indivíduos, que assumem que estar saudável é apenas não apresentar qualquer doença.
Neste sentido, a promoção da saúde deve ser encarada de uma forma ampla, ou seja, promover a saúde é muito mais que efetuar a mera prevenção de doenças. Promover a saúde é não só melhorar a nossa condição de saúde, mas também melhorar a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar. Contudo, a prevenção de doenças é indubitavelmente um dos pilares essenciais da promoção da saúde.

Saúde equivale a riqueza, a prosperidade. Investir em saúde é investir nas pessoas e na economia.

A Câmara Municipal de Ponte da Barca tem vindo, nos últimos anos, a promover a saúde dos seus munícipes, através de atividades/iniciativas que contribuam para esse propósito.

E dado ao aumento significativo das doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças respiratórias crónicas torna-se cada vez mais imperativo a promoção da saúde comunitária. Este aumento global, epidémico, destas doenças está estritamente relacionado com alterações dos estilos de vida, nomeadamente, o tabagismo, inatividade física (sedentarismo) e a uma alimentação não saudável.

/* VIDEOS */