Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

III Edição do Barca Jovem

Acção Social | 30 de Maio de 2016

De 14 a 17 de julho, a Câmara Municipal de Ponte da Barca promove a III edição do Barca Jovem – Fim de Semana da Juventude, durante o qual vão decorrer diversas atividades especialmente dirigidas ao público jovem como o concerto dos ÁTOA, workshop's de teatro e de breakdance, concurso de jovens talentos, maratona de vídeo, desportos de aventura, peddy paper, jogos tradicionais, Stand Up Comedy, e este ano como novidade a realização do I Trail Terras da Nóbrega, a 17 de julho.

A iniciativa foi hoje apresentada em conferência de imprensa pelo presidente da Câmara, Vassalo Abreu e pelo Vereador da Juventude, Ricardo Armada, tendo contado também com a presença do Diretor de Instituto Português do Desporto e da Juventude, Manuel Barros. A oportunidade foi igualmente aproveitada para proceder à apresentação pública do vídeo promocional do Trail, prova de Trail Running que conta com a parceria da Associação Cultural, Desportiva e da Natureza – Experienciar e tem como objetivo a promoção da corrida pedestre na natureza das Terras da Nóbrega, iniciativa para a qual se espera, segundo o Vereador Ricardo Armada 'cerca de 500 participantes'.

O programa destes quatro dias prima então pela diversidade de atividades que pretendem ir ao encontro dos mais variados gostos, interesses e idades, e desafiar a população a participar na vida social, cultural, desportiva e recreativa do concelho.

O Barca Jovem arranca então no dia 14 de julho com a realização de uma maratona de curtas metragens, às 21h30, na Casa da Cultura. No dia 15 de julho, sexta feira, decorre um Peddy Paper que tem início às 10h00 no átrio da Câmara e passará por toda a vila. Às 17h00 realiza-se um Workshop de Teatro a cargo da Associação Movimento Incriativo, propondo atividades de iniciação/sensibilização aos códigos teatrais, através de jogos dramáticos. Às 21h00, na Praça da República, terá lugar o Concurso de Jovens Talentos que consiste num espetáculo integralmente produzido com jovens, que pretendem pôr à prova e dar a conhecer o seu talento.

No sábado, dia 16 de julho, arranca às 10h00 a descida do Rio Lima em Kayak, e às 17h00 tem início o Workshop de Breakdance, um estilo de dança urbana que tem vindo a ganhar nova visibilidade no panorama artístico nacional. Às 22h00, os dinamizadores do Workshop darão um espetáculo na Praça da República, a que se segue o concerto dos ÁTOA, uma banda que se tem destacado no panorama musical nacional e cujos sucessos como Distância, Idade dos Inquietos, Falar a Dois, entre outros, fazem parte do seu reportório. Para finalizar este dia, às 00h00, terá lugar o GJ JOE INDIE, que promete pôr toda a gente a mexer.

Domingo, dia 17 de julho terá lugar, a partir das 09h00, o I Trail Terras da Nóbrega, que vai permitir a todos os participantes usufruir das belas paiságens que compoem este concelho alto minhtoo, inerido no Parque Nacional da Peneda Geres, declarado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. Ao longo de todo o dia decorrem diversas atividades como o Barca Radical que promove várias atividades radicais, o Torneio de Jogos Tradicionais (15h00), e às 21h00 será altura de visualizar as curtas realizadas pelos jovens participantes concorrentes.

A III edição do Barca Jovem encerra com um espetáculo de comédia proporcionado pela dupla Tó & Nando, que promete arrancar muitas gargalhadas.