Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início
Viver

Newsletter

Apoio Alimentar



O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas pretende ser um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal.

Financiado pelo Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas e pelo Instituto da Segurança Social, I.P., tem por finalidade apoiar indivíduos ou famílias que se encontrem em situação de carência económica, através da distribuição de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade.
Para o Município de Ponte da Barca, foi aprovada a candidatura como território Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, em que o municiípio de Ponte da Barca é entidade medidiadora e o Banco Alimnetar de Viana do castelo, entidade cordenadora, pelo que para esta mediadora foi aprovado um total de 70 pessoas a ser apoiadas. Todavia desde a Covid 19, o programa aumentou para 100% o apoio, sendo desde então um total de 140 pessoas a beneficiar do programa, através desta mediadora.
Além da entrega regular de cabazes, estão ainda previstas medidas de acompanhamento a estas famílias, com o objetivo de as capacitar para a correta seleção dos géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade, para a prevenção do desperdício e a otimização da gestão do orçamento familiar.

Instrução de Candidatura ao Apoio Alimentar:
A instrução de candidatura ao apoio alimentar deverá ser efetuada no Serviço de Atendiamento e Acompamanhento Social (SAAS) e no serviço de Rendimento de Inserção Social (RSI).