Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Ponte da Barca: Romaria de S. Bartolomeu superou expetativas

Cultura | 17 de Agosto de 2016

Ponte da Barca despediu-se ontem de mais uma edição das Festas do Concelho, a Romaria de S. Bartolomeu, com um dos momentos únicos proporcionados pelo ecoar do deslumbrante espetáculo de fogo-de-artifício piromusical, e pela grandiosa e solene Procissão, com a participação de todas as freguesias do concelho com os seus Santos mais representativos, numa semana de romaria que ficou também marcada pela noite dos Cantares ao Desafio que, uma vez mais, encheram a Praça da República, a par do concerto do David Carreira, espetáculos que atraíram a Ponte da Barca milhares de pessoas, o Concurso de Melão Casca de Carvalho e a Feira do Linho. Com as ruas apinhadas de gente, o cortejo Etnográfico, considerado um dos melhores dos últimos anos, teve como tema 'As nossas vivências' e contou com a envolvência de associações e coletividades das freguesias e uniões de freguesias do concelho que desfilaram as muitas tradições locais.

Animação folclórica em todos os dias

Presença imprescindível no ritual desta festa foi também o folclore que contou, para além dos Festivais de Folclórico no primeiro e último dia, com a atuação de Ranchos Folclóricos em todos os dias no palco da feira das tasquinhas e do artesanato, e no Largo do ´Urca´, onde os populares se formam espontaneamente para dançar o vira pela noite dentro.

Tradicionais Rusgas foram o ponto alto da festividade

Apesar das muitas atrações preparadas, o grande cartaz das Festas de S. Bartolomeu aconteceu, como é habitual, na noite de 23 de Agosto, fazendo jus aquela que é por excelência a Capital das Rusgas Populares. Muitos foram aqueles que festejaram e marcaram presença de forma massiva, entusiasta e integrada no espírito da festa através dos trajes e dos instrumentos tradicionais, tendo a concertina e as castanholas como rainhas da festa. Milhares de pessoas de várias localidades do país rumaram a Ponte da Barca para o desfile e atuação das rusgas pelas ruas da vila. As rusgas que se formaram prolongaram a folia e convidaram foliões a participar durante toda a noite, numa verdadeira festa minhota que só terminou, como habitualmente, de manhã.


Terminada mais uma edição das Festas Concelhias, Ponte da Barca cumpriu a tradição com a Romaria mais genuína de todo o Alto Minho.