Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Ponte da Barca homenageou antigos Presidentes de Câmara e navegador Fernão de Magalhães no Dia do Município

Cultura | 22 de Outubro de 2016

Foi com a habitual sessão solene do Dia do Município de Ponte da Barca que terminaram ontem, dia 24 de Outubro, as comemorações dos 503 anos do Foral Novo, outorgado em 1513 pelo Rei D. Manuel I. As celebrações que iniciaram logo pela manhã com a inauguração da galeria dos Presidentes de Câmara eleitos após o 25 de Abril de 1974 e do Monumento de homenagem a Fernão de Magalhães, ilustre navegador natural de Ponte da Barca, cerimónias presidias pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, culminaram com a atribuição de medalhas e homenagens a empresas e personalidades que se têm destacado e a funcionários da autarquia.

Com a galeria agora inaugurada, foi intenção da autarquia criar um espaço de memória dedicado aos quatro autarcas do regime democrático. Neste espaço no Salão Nobre, que passa a ter uma dimensão histórica, reforçando a sua dignidade institucional, estão expostos os retratos dos Presidentes da Câmara Municipal de Ponte da Barca do pós 25 de Abril, aqueles que tomaram posse efetiva, cumprindo-se, como referiu o presidente da Câmara, Vassalo Abreu, 'um ato da mais inteira justiça, ao homenagear aqueles que ao longo dos tempos se empenharam em dignificar o nome de Ponte da Barca'.

Porque é convicção de vários historiadores, de reconhecido mérito científico, que Fernão de Magalhães é natural de Ponte da Barca, a Câmara Municipal tem-se empenhado no sentido de levar a cabo iniciativas de valorização da importância deste filho da terra. Depois do nome de uma rua e de uma praça na vila barquense, do apoio à publicação de trabalhos científicos sobre ele e o seu tempo, e da atribuição do seu nome ao Centro Interpretativo, presta-lhe mais um tributo com este monumento.

Num programa que honrou o passado e, projetando o concelho para o futuro, Vassalo Abreu lembrou que Ponte da Barca 'afirma-se, cada vez mais, como um destino turístico de excelência, estamos no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. O PNPG está no top 100 dos destinos mais sustentáveis do mundo. Hoje o turismo de natureza, de ambiente, a procura pelos desportos radicais, as lagoas na Ermida do PNPG, a visita ao fundo da barragem do Alto Lindoso e a musealização da primeira central hidroelétrica do país que vai avançar em breve são motivos para visitar o nosso concelho'.

A aposta no turismo como sector estratégico para o relançamento da economia, foi também realçada pelo Ministro da Economia, que testemunhou o investimento que tem sido feito neste sector com duas inaugurações, à margem do programa do Dia do Município, designadamente a sede da região norte da Federação Portuguesa do Turismo Rural na Adere Peneda-Gerês e uma nova unidade hoteleira, no centro da vila. 'O turismo é um sector extremamente importante. Ponte da Barca comemora 503 anos, ao mesmo tempo que celebra Fernão Magalhães aqui nascido e esta também a celebrar a abertura do futuro. Num concelho em que abriram 58 unidades de pequena dimensão, hoje estamos também a inaugurar uma unidade hoteleira num concelho em que o turismo este ano cresceu 20%, um concelho do interior do país, que demonstra bem a aposta que estamos a fazer de desconcentração, de alargar o espaço onde se movem os turistas em Portugal', disse o governante.



Sessão Solene de atribuição de Medalhas


Numa manifestação de público reconhecimento pela dedicação e empenho ao serviço do município e da sua comunidade, a autarquia agraciou com Medalha de Bons Serviços, doze funcionários municipais com mais de trinta anos de serviço, e cinco funcionários que com mais de quinze anos de serviço. Durante o ato solene, e como reconhecimento do trabalho desenvolvido, foram ainda homenageados com Medalha de Mérito Cultural a Associação Desportiva Os amigos de Lindoso, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, e o Rancho Folclórico de Lavradas; com Medalha de Mérito Municipal Económico João Cerqueira Pereira, Restaurante “Santana”, Talho do Manel e Tornomeca; e com Medalha de Mérito Social o Pároco António José Brito.